Redes - Crimpando um Cabo de Rede RJ45

Crimpagem dos cabos de rede RJ45

Primeiramente você deverá saber o que é necessário para seguir este tutorial. São materiais que podem ser facilmente encontrados em lojas de informática e não tem preço alto, veja a lista abaixo:


Conectores

Os conectores necessários para crimpar um Cabo de Rede de Par Trançado UTP CAT 5 corretamente, são os RJ-45, que tem 8 vias para cabos de 4 pares, mas também suportam cabos de 2 pares, deixando 4 vias do conector sem nenhuma conexão.



Como você pode notar na imagem acima, o conector tem partes metálicas que são destacadas em dourado para conectar-se nas placas de rede, existem encaixes que servem perfeitamente para cada fio dos pares, que ao total também são 8.

Ao comprar um conector RJ-45, tome cuidado para não levar gato por lebre. Existem algumas marcas que são bem ruins e você só vai perceber isso quando for crimpar o cabo.

Vários conectores podem trincar ou chegar a quebrar com a pressão do alicate, o que mostra que ele é feito de um material não resistente. Portanto, converse com o vendedor, pergunte se ele já crimpou algum cabo com aquele conector, se ele trinca ou é forte, e assim por diante.




Alicate de crimpagem

Se você não é um especialista em projetar ou criar uma rede, não há necessidade de comprar o melhor alicate do mundo, mas ele deve fazer o seu serviço de modo correto, existem alguns alicates no mercado que não fazem a crimpagem de forma uniforme, deixando o seu cabo mal conectado. Ele até poderá funcionar, mas vai apresentar falhas significativas em um futuro próximo.



O alicate da imagem acima não é muito caro, e funciona perfeitamente.

Procure estudar as possibilidades do seu alicate, como o exemplo da imagem acima, que pode cortar o cabo, remover a capa e crimpar outro tipo de conector que não o RJ-45.

Ele também possui uma trava estratégica (catraca) que só solta quando o limite da crimpagem é atingido, ou seja, ao apertar o conector, ele só irá soltar após a finalização da sua crimpagem.

Cabo de Rede de Par Trançado UTP CAT 5

Existem vários tipos de cabos de rede, mas estamos falando do mais popular, o Cabo de Rede de Par Trançado UTP CAT 5 que pode ser usado em redes 1000BASE-T gigabit ethernet.

O preço deste cabo não é alto, mas existem variações dele que podem ser, como é o caso dos cabos STP ou Par Trançado Blindado, que é um cabo UTP com blindagem, ou o cabo ScTP também conhecido como FTP, onde os fios dos pares são cobertos com uma película de metal melhorando ainda mais a transferência de dados e removendo a indução de energia elétrica.

Veja uma foto do cabo Cabo de Rede de Par Trançado UTP CAT 5, o mais barato e utilizado para redes:



Não tem segredo para comprar este tipo de cabo, basta pedir ao vendedor da loja que ele vai saber do que se trata.


Testador de cabo de rede (Opcional)

É muito bom poder contar com um amigo desses, o testador de cabos de rede, mas infelizmente um equipamento desses não irá servir para nada além disso, testar a conectividade de todos os fios dos pares do cabo de rede com luzes indicadoras. Portanto, se você vai crimpar apenas um ou dois cabos de rede na sua residência, creio que a compra deste equipamento não seja necessária.




Pense antes de montar

Antes de sair passando cabos para todos os lados, vamos analisar o modelo da sua rede antes de meter os pés pelas mãos.

Pare, olhe o local, veja as possibilidades de passagem do cabeamento, a distância, a manutenção e coisas do tipo. Pense em tudo antes de montar, por que depois tudo será mais difícil, pense que algum dia a rede poderá ser modificada, você poderá acrescentar mais computadores à mesma, mudar de escritório ou de residência e assim por diante.

E lembre-se de duas regrinhas, Cabos de Rede de Par Trançado foram feitos para até 100 metros de distância (Limite máximo), e seu limite mínimo de tamanho é de 30 centímetros.

Só faça algo diferente disso se o fabricante orientar explicitamente, embora eu nunca tenha visto um cabo de marca excelente passar dos 120 metros sem perdas, existem fabricantes que prometem milagres.


Não monte até que o cabo tenha posição fixa

Não coloque os conectores na ponta dos cabos antes de saber o local onde ele vai ficar.

Como eu disse anteriormente, pense em tudo, depois passe o cabo, deixe sobrar alguns metros (você pode precisar) e só quando tudo estiver pronto, crimpre as pontas com os RJ-45.


Solução para a distância

Se o local onde você vai montar sua rede, tiver pontos com mais de 100 metros, você tem duas opções. A primeira é utilizar Roteadores, Switches, ou qualquer terminal cliente ou servidor ao final de 100 metros.

Ou seja, imagine que você vai colocar Internet no seu escritório e vai puxar um cabo de 300 metros para chegar em sua residência, assim você deverá contar com pontos estratégicos no meio do caminho para colocar qualquer aparelho que de continuidade ao cabo. Passe 100 metros até o primeiro ponto, faça a crimpagem da ponta do cabo, coloque um roteador ou um HUB (Switch), faça outro cabo, puxe mais 100 metros e coloque outro equipamento terminal, puxe os 100 metros finais até chegar em sua residência.

O outro método, é utilizando fibra óptica, entretanto, os equipamentos para este tipo de rede são extremamente caros, e não vai compensar para redes pequenas.



Crimpando os cabos de rede UTP com RJ 45


Depois de ter falado um monte na sua cabeça, estamos prontos para crimpar nossos cabos de rede, veja como é simples:


***Passo 1: Removendo a sujeira

É claro que se o seu cabo de rede é novo, você não precisa se preocupar, mas se você foi em uma loja e comprou um cabo que parece ter a ponta estranha, remova um pequeno pedaço dele, você perderá em tamanho, mas ganhará em qualidade.

Digo isso, por que existem rolos de cabos de rede que vem em tamanhos diferentes para as lojas, estas vão tirando os pedaços para a venda e deixando as pontas restantes sem isolamento.

Pode ser que uma faxineira tenha limpado o local com produtos de limpeza, e entrou alguma sujeira no cabo ou até mesmo os próprios produtos de limpeza, causando oxidação da ponta dos cabos ou coisa parecida.



Então remova um pequeno pedaço do cabo se achar necessário:




***Passo 2: Remova a capa

Remova cerca de 2cm da capa do seu cabo UTP sem cortar os fios dos pares internos. Eles podem quebrar ao longo do uso:






***Passo 3: Separe os pares

Separe os pares para ficar mais fácil a manipulação dos fios:




***Passo 4: Separe os fios de modo organizado

Separe os fios dos pares de modo organizado, estamos chegando no ponto mais crítico da crimpagem de cabos:




***Passo 5: Escolha a sequência de cores

Existem duas maneira para crimpar um cabo de rede, o modo direto (mais utilizado em redes com mais de 2 computadores), e o crossover (uma espécie de ponto-a-ponto entre dois equipamentos). 

Se você vai ligar um computador em um HUB/Switch ou em um Roteador, utilize o modo direto, caso esteja criando uma rede com apenas dois computador e deseja ligar um diretamente ao outro sem equipamentos no meio, utilize o modo crossover.

No modo direto, também conhecido como paralelo, as duas pontas do cabo são iguais, já no modo crossover, uma das pontas utiliza EIA/TIA 568A e a outra utiliza EIA/TIA 568B, veja a sequência de cores para os dois modos:






Coloque os cabos na sequência que você escolheu, estou utilizando a sequência EIA/TIA 568A.




***Passo 6: Apare as pontas

Apare as pontas dos 8 cabos de uma só vez com o alicate de crimpagem para que elas fiquem alinhadas, remova o excesso para deixar os cabos do tamanho correto do conector, cerca de 1cm




***Passo 7: Coloque o conector RJ-45

Coloque o conector com os pinos apontados para seu lado e enfie os 8 cabos na sequência correta no mesmo.




***Passo 8: Utilize sua força


Faça os cabos encostarem no final do conector, caso o tamanho esteja curto, faça novamente a ponta do cabo até que tudo pareça estar correto.




***Passo 9: Crimpagem

Coloque o RJ-45 juntamente com o cabo no alicate de crimpagem e pressione bem forte.




Pronto! Cabo RJ45 crimpado, falta agora a outra ponta.
Para mais, veja o vídeo...




Pronto! Pronto!
é isso...


fonte:
http://adrenaline.uol.com.br/