Diagrama de Fluxo de Dados

Nesta semana veremos como os diagramas para a exibição do esquema de fluxo de dados são elaborados. O DFD serve para;

    Detalhamento da descrição do sistema estudado.

    Comunicação mais clara com o usuário pois utiliza poucos símbolos.

    Identificação do fluxo de informações, independentemente da tecnologia adotada.

    Delineamento claro do escopo do projeto de desenvolvimento de sistema. 

... deste modo podemos afirmar que o DFD é a representação gráfica, sistemática  e estruturada de um sistema para a resolução de um determinado problema com formas simples e normas básicas..
Para que possamos utilizar o esquema DFD, precisamos identificar as formas e significados de cada forma.
Veja no quadro a seguir as formas e significados;























Sendo a entidade o "AGENTE" que causa o processo diretamente, a "AÇÃO", que gerada,  consequentemente movimenta os dados de depósito.
Veja um exemplo de DFD com as formas...


No exemplo observamos o cliente "fazer" pedido, o que gera um processo de "recebimento de pedido", posteriormente aprovado o pedido (pedido possível), este será armazenado para ser processado por um outro processo como "pedidos atrasados" ou "pedidos emitidos".

Os DFDs são as representações dos movimentos dos dados do sistema, deste modo, cabe ao desenvolvedor definir o que precisa saber para compreender o fluxo. Definir o processo exige saber sobre algumas normas para sua definição veja;


 


Para a total compreensão do movimento dos dados geralmente é utilizado, além dos formatos comportamental(desenvolvido com base nos eventos - ações do sistema) e ambiental (o que está entrando e saindo do sistema), utilizamos também o dicionário de dados (para identificarmos cada um dos dados que compõem o sistema) e o ER - Entidade Relacionamento (o relacionamento dos dados com os processos, geralmente uma definição desenvolvida para entendimento do Banco de Dados do Sistema, também chamado de MER - Modelo de Entidade Relacional).
Neste estudo apenas utilizamos o DFD, sendo o nível 0 até o nível 2, onde podemos entender que quanto maior o nível mais detalhado será o Diagrama. Veja os exemplos a seguir para melhor entendimento.



O DFD acima pode ser considerado nível 2 por apresentar detalhes que poderiam ser resumidos em um processo maior, porém, como foi expandido para ser detalhado...

Observe uma sequencia de níveis para um DFD...



 DFD nível 0...

DFD nível 1...
DFD nível 2...

Pronto! Pronto!

Fontes: Diversas.


Nenhum comentário: