Linguagem C - Matrizes - Random - Config de Tela

Nesta semana veremos alguns exemplos diferentes, veremos como matrizes são feitas em Linguagem C, como criar valores aleatórios e algumas funções de configuração de tela.

Matrizes

Matrizes são estruturas de dados homogêneas ( todos os valores são do mesmo tipo ) com mais de uma dimensão, isto é, a estrutura possui não apenas uma linha, e sim, linha e coluna para posicionamento de dados. Observe a estrutura de uma Matriz.

Vamos ao exemplo em Linguagem C com o compilador DEV C.
Exemplo MATRIZ:: Criar um programa que leia 9 elementos de uma Matriz de 3 x 3 . ( 3 linhas e 3 colunas , compondo 9 elementos )

OBS.:: observe no campo destacado em azul no exemplo, os comandos para a entrada dos valores da matriz, são necessários dois FOR para que um controle as linhas e o outro controle as colunas da matriz, observe também na saída  o posicionamento de cada elemento e sua posição.
Estas estruturas de dados são muito utilizadas para desenvolvimento de jogos simples, mas, para isso precisamos utilizar funções de controle de tela e entrada, vejamos algumas.

Função Rand – Valores Aleatórios 

A função rand ( diminutivo de RANDOM e, que, significa aleatório em português ), insere em uma variável um valor aleatório, possibilitando o surpresa do valor que será utilizado. A função rand está na biblioteca stdlib.h ( standard library . header ). Veja o exemplo de um jogo simples com a função rand e com matriz.
Exemplo Matriz 2 :: Criar um jogo simples onde o usuário tenta advinhar o valor das posições de uma matriz de 3 x 3 , sendo os valores possíveis apenas 0 ou 1.
Qual é o valor ? 0 ou 1 ?

OBS.:: Note no exemplo as setas em vermelho mostrando o lugar onde está inserido no programa a biblioteca stdlib.h e o uso da função Rand( ), observe ainda que a função rand possui um módulo que controla o limite dos valores, isto é, quando utilizamos a expressão rand ( ) % 2, significa que os valores apenas irão de 0 a 1 (sendo os dois inteiros do intervalo 2 escritos no comando), se tivéssemos rand ( ) % 10, os valores iriam de 0 a 9, compondo os 10 valores inteiros do intervalo.

Configuração de Tela – Entrada e Saída

Existem diversos tipos de controle na Linguagem C, estes controles melhoram o desenvolvimento e o tratamento ao usuário, possibilitando uma tela mais colorida, sons para aviso de acerto ou erro entre outros. Vejamos alguns tipos de controle de tela.
Funções de configuração, recursos e bibliotecas.

Exemplo de funções de configuração de tela:

Desenvolva os programas para perceber o uso do SOM e dos demais controles.
É isso! Na próxima aula veremos o tratamento aos tipos de dados String.
PRONTO ! PRONTO! … e até lá.
Compartilhe! Curta! Apreenda!