Introdução C#

Introdução


C# (CSharp) é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Microsoft como parte a plataforma .Net(lê-se DOTNET). A sua sintaxe orientada a objetos foi baseada no C++ mas inclui muitas influencias de outras linguagens de programação, (Delphi e Java).

Embora existam várias linguagens para a plataforma .NET (como VB.NET, C++, J#), a C# é considerada a LINGUAGEM do .NET, devendo-se isso ao seguinte: 

> Foi criada praticamente do zero para funcionar na nova plataforma, sem preocupações de compatibilidade com código de legado. 
> O compilador C# foi o primeiro a ser desenvolvido. 
> A maior parte das classes do .NET Framework foram desenvolvidas em C#

A criação da linguagem, embora tenha sido feita por vários programadores, é atribuída principalmente a Anders Hejlsberg, hoje um Distinguished Engineer na Microsoft. Anders Hejlsberg fora o arquiteto de alguns compiladores da Borland, entre suas criações mais conhecidas estão o Turbo Pascal e o Delphi.

Algumas características do C#: · 
> Case Sensitive – Diferencia maiúsculas de minúsculas  
> Trabalha em ambiente gerenciado – O programador não precisa se preocupar, por exemplo, com liberação e alocação de memória isso é feito de forma automática. 
> Totalmente dentro do padrão de POO – Linguagem totalmente orientada a objetos. 

Início
Programando em C#

Depois de Baixar e instalar o Visual Studio 2010 Express...
... abra o programa e crie um projeto...


... agora observe que é possível mudar o local onde salvará o projeto e os formulários e objetos, assim como mudar o nome do projeto, do local etc, escolha a opção  Windows Form Application para criar uma aplicação Windows...

... o que veremos é a tela inicial para trabalho em C#, com o formulário ao centro, na esquerda as ferramentas ( objetos ) e na direita as propriedades e estrutura do sistema e objetos...

... selecionando a guia "commom controls", clique sobre o objeto buton e depois clique no formulário, deste modo, criamos um botão no formulário, faça o mesmo para o objeto label.
...

... agora com um duplo clique sobre o botão podemos inserir a programação, isto é, o que queremos que aconteça caso o botão seja pressionado...

... apenas o que está dentro do campo private void button1... é inserido, sendo a linha do objeto label 1.text.. Como sabemos os objetos são formados por propriedades para facilitar a sua condução na programação, como observamos a propriedade text do objeto label1 recebendo a frase de boas vidas...
... execute o programa com F5 e verifique o resultado...
... o formulário aparece como criamos, e, quando pressionarmos o botão 1 aparecerá a frase de boas vindas na label 1...
...
Agora!...
... vamos programar algo com variáveis...
... volte para o formulário e insira mais dois labels e dois textbox ( caixas de texto )... fica assim...


... para mudar o que esta escrito, como o label 1 por exemplo, seleciona o objeto label1, e, nas propriedades no campo text, mude o texto para valor 1... faça o mesmo para o button e para os outros labels...
...
... com um duplo clique no botão vamos para a programação...
...


... observe que foram criadas variáveis locais a e b para guardar os valores digitados nas caixas de texto, para depois, no label 3, fazermos a exibição do resultado da soma. Observe ainda que devemos fazer a conversão dos valores sempre que precisarmos trabalhar com eles, já que tudo que vem do formulário, vem como texto e para somar inteiros, como no exemplo, temos que convertê-los primeiro....
... execute o programa com F5, preencha os dois textbox e depois pressione o botão para ver o resultado da soma...
... 
PRONTO! PRONTO!...
...é isso!