Introdução
C# (CSharp) é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela
Microsoft como parte a plataforma .Net(lê-se DOTNET). A sua sintaxe orientada a
objetos foi baseada no C++ mas inclui muitas influencias de outras linguagens de
programação, (Delphi e Java).
Embora existam várias linguagens para a plataforma .NET (como VB.NET, C++, J#), a C#
é considerada a LINGUAGEM do .NET, devendo-se isso ao seguinte:
> Foi criada praticamente do zero para funcionar na nova plataforma, sem
preocupações de compatibilidade com código de legado.
> O compilador C# foi o primeiro a ser desenvolvido.
> A maior parte das classes do .NET Framework foram desenvolvidas em C#
A criação da linguagem, embora tenha sido feita por vários programadores, é atribuída
principalmente a Anders Hejlsberg, hoje um Distinguished Engineer na Microsoft.
Anders Hejlsberg fora o arquiteto de alguns compiladores da Borland, entre suas
criações mais conhecidas estão o Turbo Pascal e o Delphi.
Algumas características do C#:
·
> Case Sensitive – Diferencia maiúsculas de minúsculas
> Trabalha em ambiente gerenciado – O programador não precisa se preocupar,
por exemplo, com liberação e alocação de memória isso é feito de forma
automática.
> Totalmente dentro do padrão de POO – Linguagem totalmente orientada a
objetos.
Início
Programando em C#
Depois de Baixar e instalar o Visual Studio 2010 Express...
... abra o programa e crie um projeto...
... agora observe que é possível mudar o local onde salvará o projeto e os formulários e objetos, assim como mudar o nome do projeto, do local etc, escolha a opção Windows Form Application para criar uma aplicação Windows...
... o que veremos é a tela inicial para trabalho em C#, com o formulário ao centro, na esquerda as ferramentas ( objetos ) e na direita as propriedades e estrutura do sistema e objetos...
... selecionando a guia "commom controls", clique sobre o objeto buton e depois clique no formulário, deste modo, criamos um botão no formulário, faça o mesmo para o objeto label.
...
... agora com um duplo clique sobre o botão podemos inserir a programação, isto é, o que queremos que aconteça caso o botão seja pressionado...
... apenas o que está dentro do campo private void button1... é inserido, sendo a linha do objeto label 1.text.. Como sabemos os objetos são formados por propriedades para facilitar a sua condução na programação, como observamos a propriedade text do objeto label1 recebendo a frase de boas vidas...
... execute o programa com F5 e verifique o resultado...
... o formulário aparece como criamos, e, quando pressionarmos o botão 1 aparecerá a frase de boas vindas na label 1...
...
Agora!...
... vamos programar algo com variáveis...
... volte para o formulário e insira mais dois labels e dois textbox ( caixas de texto )... fica assim...
... para mudar o que esta escrito, como o label 1 por exemplo, seleciona o objeto label1, e, nas propriedades no campo text, mude o texto para valor 1... faça o mesmo para o button e para os outros labels...
...
... com um duplo clique no botão vamos para a programação...
...
... observe que foram criadas variáveis locais a e b para guardar os valores digitados nas caixas de texto, para depois, no label 3, fazermos a exibição do resultado da soma. Observe ainda que devemos fazer a conversão dos valores sempre que precisarmos trabalhar com eles, já que tudo que vem do formulário, vem como texto e para somar inteiros, como no exemplo, temos que convertê-los primeiro....
... execute o programa com F5, preencha os dois textbox e depois pressione o botão para ver o resultado da soma...
...
PRONTO! PRONTO!...
...é isso!