Lista IV - Exercícios

Lista IV de exercícios sobre Vetores em Lógica de Programação
Ensino Técnico



1.      Criar um programa que apresente de modo crescente 10 valores inteiros digitados pelo usuário.

2.      Criar um programa que leia 15 nomes e apresente Ordenados de modo crescente.

3.      Ler 10 elementos de uma Matriz A tipo vetor. Construir uma Matriz B de mesmo tipo com os mesmos elementos de A multiplicados por 4. Apresente A e B.

4.      Criar um programa que leia 10 elementos de uma matriz A tipo vetor. Crie uma matriz B de mesmo tipo com os mesmos elementos de A em fatorial. Apresente A e B.

5.      Criar um programa que leia 20 elementos de uma matriz A. Crie uma matriz B de mesmo tipo com os elementos de A invertidos, i.e., o primeiro elemento de A deve ser o último elemento de B. Apresente A e B.

6.      Ler duas matrizes A e B com 5 elementos cada e implicar a soma de seus elementos correspondentes em uma matriz C. Apresente A, C e B. ( c[1]:= a[1]+b[1]; ...)

7.      Criar um programa que leia 20 elementos inteiros de uma Matriz A e 20 elementos inteiros de uma Matriz B. Crie uma Matriz C para receber ambos os elementos de A e B em forma de junção, i.e., C deverá ter 40 elementos. Apresente A,B e C.

8.      Ler um Matriz A com 10 elementos. Crie outras 5 matrizes seguindo o seguinte critério.
·         Matriz 1 :: deve apresentar os elementos de A em Fatorial
·         Matriz 2 :: deve apresentar o cubo dos elementos de A
·         Matriz 3 :: deve apresentar a Raiz Quadrada dos elementos de A
·         Matriz 4 :: deve apresentar os elementos de A ordenados de modo crescente
·         Matriz 5 :: deve apresentar os elementos de A ordenados de modo decrescente.

9.      Criar um programa que leia 10 valores e apresente os valores em ordem crescente ou decrescente de acordo com a vontade do usuário. O programa deve permitir a execução da apresentação mais de uma vez.

10.  Criar um programa que leia 10 números do tipo inteiro. Exibir os valores na ordem inversa à da digitação.

11.  Criar um programa que leia 10 números do tipo inteiro. Após a digitação dos valores, exibir o maior valor lido.


12.  Criar um programa que leia o nome e a idade de 25 pessoas. Após a digitação, exibir os dados (nome e idade) de todas as pessoas.

13.  Ler duas matrizes A e B com 10 elementos do tipo inteiro, sabendo que a matriz A  somente aceita elementos impares e a matriz B somente aceita elementos pares.Apresente A e B.

14.  Ler uma matriz A com 12 elementos. Após a leitura, colocar os elementos em ordem decrescente. Ler uma matriz B também com 12 elementos e colocar os elementos em ordem crescente. Criar uma matriz C sendo o valor de seus elementos a soma dos elementos correspondentes em A e B. Apresentar A, B e C.

15.  Ler duas matrizes A e B do tipo vetor com 15 elementos cada. Construir duas outras matrizes C e D de mesmo tipo, sendo que cada elemento da matriz C deverá conter o somatório do elemento correspondente em A e B, e cada elemento da matriz D deverá conter o FATORIAL do elemento correspondente em B. Crie também uma matriz E de mesmo tipo, onde está terá seus elementos como resultado da soma de A,B e C. Apresente A, B, C, D e E.

16.  Ler duas matrizes A e B com 12 elementos cada. Sendo que a matriz A somente aceita valores pares e a matriz B somente aceita valores impares. Criar uma matriz C, sendo esta a junção da matriz A e da matriz B, deste modo a matriz C terá 24 elementos. Apresente A, B e C.

17.  Ler uma matriz A com 10 elementos do tipo inteiro. Criar duas outras matrizes B e C, com 5 elementos cada. Sendo para a matriz B os elementos de A com índice par e para a matriz C os elementos de A com índice ímpar. Apresente A, B e C.

18.  Criar um programa que leia 25 valores e apresente ::
    1. O dobro de ___ e :: ___
    2. O triplo de  ___ é :: ___
    3. O quádruplo de  ____ é :: ___

19.  Criar um programa que leia 25 valores do tipo real e apresente sua diferença entre o numero 100 e ele.

20.  Ler 15 termos de uma matriz A do tipo inteiro. Criar uma matriz B de mesmo tipo sendo os elementos de B os mesmos elementos de A somados de 5 se o índice for impar e subtraídos de 5 se o índice for par.Apresente A e B.

21.  Criar um programa que leia 10 elementos do tipo inteiro de uma matriz MUMBO. Criar uma matriz BONCO de mesmo tipo, sendo que os elementos de BONCO devem ser os mesmos elementos da matriz MUMBO seguindo o seguinte critério:: se o elemento de MUMBO for par soma 2 se o elemento for impar subtrai 2. Apresente MUMBO e BONCO.

22.  Criar uma matriz A com 10 elementos do tipo inteiro. O programa deve aceitar somente valores negativos para a matriz A e informar ao usuário quando um valor positivo for digitado. Apresente A.

23.  Criar um programa que leia 10 valores de uma matriz A e 10 valores de uma matriz B de mesmo tipo. Apresente cada uma das quatro operações aritméticas em uma matriz::
·         Matriz SO  :: elementos de A somados com os elementos de B
·         Matriz SU  :: elementos de A subtraídos com os elementos de B
·         Matriz DI   :: elementos de A divididos com os elementos de B
·         Matriz MU :: elementos de A multiplicados com os elementos de B

24.  Criar um programa que leia 15 valores inteiros de uma matriz DELTA. Apresente os elementos de índice par em ordem crescente.

25.  Criar um programa que apresente em uma matriz A de 100 termos o seguinte critério ::
·         Se o índice for impar apresente 1 como elemento
·         Se o índice for par apresente 0 como elemento

26.  Criar um programa que leia 25 valores e apresente de acordo com a vontade o usuário ::
·         O maior valor
·         O menor valor
·         A soma dos valores
·         A média dos valores
·         Os valores pares
·         Os valores ímpares
·         O percentual de valores positivos
·         O percentual de valores negativos
·         O percentual de valores pares
·         O percentual de valores impares

27.    Faça um programa que leia 25 valores e mostre em uma tabela o valor lido, seu cubo, seu quadrado e sua raiz quadrada.

28.  Criar um programa que leia 30 valores. Apresentar a quantidade e os respectivos valores.
·         Apresente quantos são pares
·         A soma dos pares
·         A media dos pares
·         O percentual em relação ao total dos pares
·         Apresente quantos são impares
·         A soma dos impares
·         A media dos impares
·         O percentual em relação ao total dos impares



29.   Criar um programa que leia 30 valores. Apresente todos os valores menores que 20 em ordem crescente.

30.   Criar um programa que leia 30 valores. A matriz somente deve aceitas valores na faixa de 10 a 20. Apresente todos os valores em ordem crescente.

31.  Ler 20 valores de uma matriz A do tipo inteiro. Apresente a media dos elementos de  índice par e a soma dos elementos impares.

32.  Criar um programa que apresente a soma e a média de 20 valores digitados pelo usuário.

33.  Criar um programa que leia 10 nomes e apresente de modo ordenado, Crescente ou Decrescente, de acordo com a vontade do usuário.

34.  Ler 10 termos de uma matriz A do tipo inteiro. Criar 2 outras matrizes C e B, onde os elementos de B devem ser o dobro dos elementos de A e os elementos de C o dobro dos elementos de A + B. Criar duas outras matrizes E e D, sendo os elementos de D o dobro dos elementos de B + C, e os elementos de E o dobro dos elementos de C + D. Apresente A, B, C, D e E.


35.  Criar um programa que leia a altura de 10 pessoas e seus nomes. Apresente a mais alta pessoa e seu nome.

Pronto!
Pronto!






Nenhum comentário: