CSharp: Matrizes

Nesta semana veremos como as matrizes multidimensionais funcionam em CSharp. Para isso, primeiramente vamos observar o que significa dizer que a matriz possui mais de uma dimensão. Veja;

Observe que o vetor apenas possui uma linha, sendo assim é UNIDIMENSIONAL, já as matrizes podem possuir mais de uma dimensão, sendo MULTIDIMENSIONAIS, deste modo dizemos que a matriz é de duas dimensões para matrizes com linha e coluna, ou 3 dimensões para matrizes com linha, coluna e profundidade...
No caso de matrizes com duas dimensões, para identificarmos um elemento da matriz temos que saber a linha e a coluna. Para o caso note que são índices a linha e a coluna e o valor que está na posição do índice é o elemento. Veja a imagem para identificar o elemento;


Note que o índice é a posição e o elemento é o valor existente na posição da matriz.
Vamos aos exemplos de matrizes com duas dimensões.

Exemplo Matriz 2D 01: Criar um programa que possua uma matriz com 3x3 onde o usuário possa adivinhar onde o 1 está. O Programa deve randomizar a posição do valor 1 na matriz.
Veja o formulário;
Observe o uso de 6 radiobutton, 7 label, 1 button, 6 textbox, 1 panel e 2 groupbox. Para a brincadeira o usuário seleciona um radiobutton na caixa coluna e um na caixa linha para depois verificar se acertou ou errou o local onde o 1 está.
Vamos ao código;
No código criamos a matiz com duas dimensões e 9 elementos, sendo 3x3 - 3 linhas e 3 colunas.
Veja algumas saídas aleatórias;
Claro que o programa poderia ser de diferentes formas de resolução, porém, não estamos querendo o mais fácil ou difícil e sim, que mostre os recursos da ferramenta em nível adequado ao aprendizado daquele que desenvolve em modo gráfico CSharp com matrizes. 

Exemplo Matriz 2D 02: Criar um programa que leia uma matriz com 3x3 com valores digitados pelo usuário. Apresente a soma das linhas da matriz em um vetor, onde a linha 0 na matriz será inserida na posição 0 do vetor.
Veja o formulário utilizado para a resolução;

Para o formulário foram utilizados 2 groupbox, 9 label, 2 buttons, 1 picturebox e 13 textbox. Note que o objeto picturebox permite apresentar uma imagem que o programador deseja, no caso a seta cinza.
Veja o código do programa;
Aqui vemos do modo mais simples como somar os elementos da matriz e inseri-los no vetor.  Veja os resultados...
Note que enquanto digitamos o formulário mostra om que ponto estamos e depois que o botão 1 for bloqueado o botão 2 mostra o resultado da soma das linha no vetor.
é isso...

Pronto! Pronto!!!












Nenhum comentário: