CSharp Web - Aplicação em Formulário Simples com ASP Parte II

Nesta aula veremos outros objetos em uso com C# + WEB, isto é, veremos alguns objetos funcionando em ASP.NET. Para iniciarmos, crie um projeto novo em C# com WEB vazio. Para mais informações veja as aulas anteriores.
Agora vamos inserir os objetos da Toolbox no formulário. Veja os objetos que trabalharemos:

Quando inserimos objetos em um formulário ASP.NET com C# os objetos ficam todos no canto esquerdo, “encavalados”, dificultando o trabalho do desenvolvedor. Para sair desse problema com facilidade, vamos inserir uma tabela no modo HTML. Veja:
Deste modo a tabela é criada para colaborar com o posicionamento dos objetos em seu modo mais simples. Veja a tabela no modo design:
Apenas as linhas de grade aparecem e mais nada! Agora podemos inserir os objetos e alterar a tabela inserindo colunas ou linhas quando precisarmos. Para mesclar as células ou dividi-las,  podemos selecionar as células que queremos mesclar ( juntar, unir) ou dividir e clicamos com o botão direito do mouse para escolher a opção. Veja:
Esse processo facilita ainda mais o procedimento para adequar o espaço do formulário para o trabalho. Vamos então inserir os objetos na tabela. Inicialmente teremos esses itens:
Observe que a tabela é 3×3, isto é, possui 3 linhas por 3 colunas. Vamos inserir o título da tabela na primeira linha. veja os passos.

Utilize o procedimento para mesclar as células selecionadas.
Centralize o label para formatá-lo, e…

Agora com a formatação da label podemos ver o resultado final veja…

Agora vamos a formatação de outro objeto, o RadioButtonList1. Veja:

Este objeto permite criar opções de seleção para o usuário.
Nesta tabela podemos inserir as opções e definir seus valores de seleção.


Deste modo teremos as opções Celsius e Fahrenheit para serem escolhidas e uma execução diferente para cada seleção.

Para terminar a formatação da tabela veja seu layout final.
Observe que uma nova coluna foi inserida no canto direito para a inserção de dois novos Labels. A formatação dos objetos também foi realizada para mudar o valor apresentado para o usuário, para isso, apenas muda o campo text da propriedade do objeto label.
Com um duplo clique no botão vamos a programação do formulário. Veja o código inserido:
Agora é só compilar o programa para ver o resultado.

É isso! Agora sabemos posicionar objetos onde queremos, assim como trabalhar mais objetos.

Pronto! Pronto!


Nenhum comentário: