Simuladores de Rede - Introdução

Veremos nesta aula o que são os simuladores de rede e também alguns exemplos de como eles funcionam.
Diversos emuladores e simuladores de rede estão disponíveis no mercado, alguns grátis, outros não. Assim como cursos sobre o tema das mais diversas ferramentas e níveis de complexidade. Porém, neste momento apenas vamos identificar e entender seu funcionamento. 


DIA

Voce pode baixar sua versão do Dia aqui.

Primeiramente vamos observar um simulador gráfico chamado DIA.


Desenvolvido pela GNOME em 2011, o sistema gráfico de DIAGRAMAS atende diversos módulos de desenvolvimento, como redes, UML, fluxograma, Elétrico, Entidade Relacionamento entre outros. No sistema, vamos nos ater ao que ele oferece ao composto em REDES e assim observar seus recursos. O sistema apenas apresenta graficamente os objetos e suas conexões. Veja a tela inicial para diagramas do Sistema Dia.



































Aqui observamos os menus (campos superiores) e os objetos (na esquerda da área de trabalho) e a área de trabalho (campo branco para a entrada de diagramas).
Observe que o campo de escolha de diagramas está com os blocos do Fluxograma. deste modo devemos escolher o modo "rede". veja;


Agora os objetos apresentados serão os de rede...
Podemos escolher, computadores, switchs, routers, armazenamento entre outras opções, e, todas estas opções são para a montagem da rede que o usuário quiser descrever para um determinado estudo de caso.
Veja a imagem...

A escolha dos objetos de rede são feitas clicando no objeto e depois na área de trabalho.
Observe um exemplo com a rede WAN montada, simulando uma rede caseira com alguns computadores.

No exemplo vemos a rede como na maioria das casas que possuem internet.


CISCO PACKET TRACER

Um outro simulador muito bom e muito utilizado por profissionais da área de Rede de Computadores é o Cisco Packet Tracer. Desenvolvido pela Cisco System o sistema oferece um ambiente real de simulação com configuração de Ips, protocolos e pacotes. 

Voce pode baixar a versão 6.2 do simulador clicando aqui.

Vamos observar o ambiente do Tracer. 






























Na tela inicial observamos os menus (superiores) para salvar ou editar um arquivo do sistema, na direita uma guia para selecionar ou apagar um objeto, e no canto inferior esquerdo temos as guias para a escolha dos objetos da rede (selecionando o tipo de objeto na guia da extrema esquerda teremos os demais objetos do tipo na guia seguinte), por exemplo, se escolher houters, os tipos de routers do sistema aparecem ao lado direito.
Vamos seguir um passo a passo para criar uma rede simples.
Para inserir os objetos, clique, segure e arraste o objeto para dentro da área de trabalho (tela branca no centro).
Vamos começar inserindo um switch, veja;

No exemplo o switch possui 24 portas para conexão, agora vamos inserir também 2 computadores e 2 notebooks da guia "End Devices" e um Access Point de "wireless devices". veja;

































Agora com os objetos da rede definidos vamos confeccionar as conexões. Para isso escolha o raio amarelo (connections) da guia de objetos ou o cabo preto e selecione os dois objetos que queira conectar. No caso vamos conectar da seguinte forma, veja a imagem abaixo...

Observe que os objetos estão conectados, e funcionando, o que a luz verde representa bem. observe o outro quadro com a luz vermelha ou laranja, indicando que o processo está em andamento de conexão ou não está conectado corretamente.


A luz indica o andamento ou resultado da conexão. Verde = ok, laranja = em andamento, vermelho = sem chance!...

Agora vamos ligar os notebooks na rede, para isso vamos inserir uma antena nos aparelhos veja como a seguir nas imagens...

Tela do notebook, para chegar aqui apenas dê um clique no objeto notebook.
Agora observe os itens que podemos remover ou inserir no aparelho na esquerda em "modules" e no quadro a esquerda o desenho do aparelho para as mudanças.
Veja;

Depois d desligar o aparelho podemos trocar as partes...


Agora com a antena instalada no notebook, ele funciona em modo wireless com o outro objeto de mesmo tipo.

Veja a conexão dos objetos agora em modo wireless...


Observe que o notebook que foi alterado para antena agora está conectado e o outro ainda não. Mude as configurações do outro notebook para a conexão ter sucesso.
Veja o resultado das conexões.


Agora todos estão em uma rede, os notebooks em modo wireless som o Access Point e os computadores desktop em modo cabeado. Podemos ainda definir os IPs para a comunicação entre os aparelhos com dados compartilhados e etc, no entanto veremos estes procedimentos em uma próxima aula.

Pronto! Pronto!

Fonte: UFRJ, USP










Nenhum comentário: