IMC - Placa Mãe Introdução


A placa mãe é um componente de hardware que liga todas as outras peças, fazendo a comunicação entre elas. A primeira placa mãe surgiu inicialmente em um computador da empresa IBM, no ano de 1982. O design das placas mãe continua basicamente o mesmo das primeiras, até os dias atuais. A placa da IBM assim como as sucessoras tem portas e slots para vários tipos de Hardwares, que são ligados nela para que a comunicação entre os componentes seja possível. HD, Memória, processador, Leitores Ópticos, Fontes, placas de vídeo, tudo é conectado à placa Mãe. Um pouco sobre o que a placa mãe faz com cada peça conectada:

  • Processador: A placa mãe transmite os “pedidos” de dados para a memória RAM e para o HD, e transfere estes dados para o processador
  • Placa de vídeo: A placa mãe envia as informações e dados do Processador e HD para a placa de vídeo, e a placa de vídeo envia estes para o monitor.
  • Memória RAM: A memória RAM sempre precisa de dados do HD, estes dados passam pela placa mãe para chegarem á memória.
  • HD: A placa mãe pega as informações e dados do HD quando a memória RAM precisa.
  • Leitor de CD/DVD: Quando o leitor interpreta os dados do CD ou DVD, ele envia estes dados para a memória RAM, que por sua vez manda para o processador. Estes dados são enviados para a placa de vídeo, que os transmite pelo monitor.
  • Gravador de CD/DVD. Embora seja feito pelo mesmo equipamento, o sistema de gravação age diferente. O processador manda os dados á serem gravados para o gravador, que interpreta e grava os dados.




Todos os processos citados não seriam possíveis sem a placa mãe para transmitir os dados. Caso fossem ligados entre si, todos os equipamentos teriam de ter memórias para guardar os dados, e todos os dados iam passar por peças as quais não existiria necessidade de passar.
As placas mãe estão presas a evolução de outros Hardwares. Quando é lançado um novo processador, dificilmente este processador será compatível com uma placa anterior, mesmo se esta for nova. Estes problemas de compatibilidade, juntado ao problema de algumas placas não aceitarem processadores de outras empresas, faz com que seja necessário trocar, algumas vezes, o computador inteiro. Ainda tem melhorias nos pentes de memória, HD’s leitores, gravadores e placa de vídeo.


História da Placa-Mãe ( Motherboard )
Para Saber mais...

Para surgir às placas-mãe atuais, principalmente a de PC foi percorrido um grande caminho que começa com a criação da primeira placa de circuito impresso. Não se sabe o certo quando elas surgiram e quem as inventou, mas muitos fatos e registros históricos colocam o engenheiro austríaco Paul Eisler como o inventor e protagonista das placas de circuitos impressos. Ele construiu um rádio em 1936, que possuía como principal componente uma placa de circuito impresso. Na Segunda Guerra Mundial, Eisler desenvolveu circuitos impressos em placas usadas em baterias antiaéreas V1 dos países aliados (principalmente para os EUA). Após a guerra em 1948, ele se estabelece em uma nova empresa Technograph que começa a comercializar placas de circuitos impressos. No inicio dos anos 50, várias empresas começam a usar placas de circuitos impressos na fabricação de rádios, transmissores, televisores e outros aparelhos eletrônicos.Nesta mesma época se destaca desenvolvimento de computadores usando placas de circuitos impressos.

Em 1957, graças às placas de circuitos impressos os computadores puderam diminuir um pouco mais de tamanho. As placas de circuito impresso foram utilizadas na ligação elétrica entre os diversos componentes existentes em um circuito eletrônico de computador, que antes tinham ligações feitas por fios e suportes que davam muito mau contato e instabilidade que foram resolvidos pela rigidez de placa de circuito impresso. Nesta época, os transistores e outros componentes começam a se integrar em placas de circuitos internos, fazendo assim a integração dos circuitos. Assim o sistema de placas de circuitos impressos, ganha cada vez mais popularidade no ramo de informática sendo usado pelos primeiros computadores que eram fabricados totalmente de transistores (o IBM 1401 e IBM 7094), o mainframe System/360, o primeiro micro computador (PDP-5) nos ano de 1963. Um fato importantíssimo favoreceu a criação dos circuitos integrados e o desenvolvimento da computação em geral, na década de 60, foi A Corrida Espacial entre o EUA e a Rússia.

Ainda na década de 60, os americanos descobriram que era possível fazer uma espécie de “sanduíche de silício” que permitia a miniaturização de componentes eletrônicos, assim surgiram os chips que conseqüentemente se integram as placas de circuitos impressos. Possibilitando a diminuição do tamanho dos computadores, a queda de custos, o aumento de capacidade e velocidade da maquina e etc. Um dos primeiros computadores a utilizar circuitos integrados foi o IBM-360, lançado em 1964. Em 1971, foi desenvolvido o primeiro microprocessador, o INTEL 4004, que era o primeiro circuito integrado que incorpora todos os elementos de um computador em somente um caso (como unidade calculadora, memória, controle do inputs/outputs). Na década de 80, foi criado o ICLSI - Integratede Circuit Large Scale Integration, ou seja, "Circuito Integrado em Larga Escala de Integração" ou Chip, onde foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado. Alguns tipos de IC LSI incorporavam até 300.000 componentes em uma única pastilha.

Em 1982, surgi à primeira placa mãe para PC, o modelo XTcriada pela IBM. Qual o design após 27 anos é o mesmo encontrado nas placas-mãe atuais, que possuem um número de portas e slots feitos para diferentes tipos de hardwares. Esse design mais tarde foi usado pela Apple no computador Apple II, que inovou quando o assunto era adicionar novos periféricos no computador com maior facilidade, e com isso o mercado de peças de computador foi aberto e assim podemos ter toda essa variedade nos dias de hoje. Algumas empresas, dentre elas a Compaq, aplicaram a técnica de engenharia reversa no BIOS, clonaram-na e construíram computadores similares ao da IBM. Em novembro de 1982, a Compaq anuncia o Compaq Portable, primeiro PC que não usa a BIOS da IBM e mantém 100% de compatibilidade com o IBM PC.Esses computadores são conhecidos como "IBM PC compatíveis" e são os PCs que são vendidos nas lojas até hoje, apenas bem mais evoluídos do que os primeiros PCs.

Em 1983, a IBM lança a placa mãe modelo AT com barramento ISA de 16 bits para o IBM PC/AT. Os primeiros PC/AT foram afligidos por problemas de confiabilidade, em parte por causa de algumas incompatibilidades entre software ehardware, mas principalmente relacionadas com o disco rígido interno de 20 MB. Mas depois que a IBM substituiu os HDs de 20 MB da CMI, o PC/AT mostrou-se confiável e tornou-se um padrão industrial duradouro. A CMI fechou as portas pouco tempo depois.

O barramento utilizado pela IBM se tornou muito popular e foi subseqüentemente batizado como Industry Standard Architecture. Ele ainda continua sendo utilizado, em computadores para uso industrial. Posteriormente, a necessidade de maior velocidade e maior capacidade forçou o desenvolvimento de novas versões. A IBM introduziu o barramento MCA com a linha PS/2. O barramento VESA permitia o uso de até três placas de 32 bits, muito mais rápidas, e a arquitetura EISA foi desenvolvida como um padrão de compatibilidade retroativa que incluía os slots para placas de 32 bits, mas que só obteve algum sucesso com servidores de alto desempenho. O barramento PCI, mais geral e de custo mais baixo, foi introduzido em 1994 e de lá para cá, tornou-se onipresente. Devido a o grande tamanho das placas-mãe AT (36 x 32 cm), este modelo se tornava caro de se produzir, então pouco depois em 1986, foi introduzido o formato Baby-AT, em que a placa media apenas 24 x 33 cm. Após este período a IBM perde a importância nos lançamentos de modelos de placas mães, devido à dominação do mercado pela concorrência.

Em 1995, é criado o modelo ATX pela Intel. Este modelo de placa-mãe é abordando por quatro grandes áreas de melhorias, maior facilidade de uso, melhor apoio para os atuais e futuros dispositivos de entrada e saída, melhor suporte para atuais e futuras tecnologias de processadores e redução de custo do sistema. O padrão ATX corrigiu vários problemas relativos a irritações de seu padrão anterior, o AT, inúmeras revisões já foram feitas e atualmente o padrão encontra-se na versão 2.2. Hoje em dia esse formato ainda é o mais usado nos computadores pessoais vendidos no mercado, mesmo com o lançamento do padrão BTX pela Intelem 2003, que é considerado seu sucessor. O modelo ATX, apresenta alguns sub-padrões da especificação ATX que uniformiza o tamanho das placas-mãe e fontes de alimentação de computadores. Que são os sub padrões FlexATX, Mini ATX, microATX lançados em 1996. A introdução no mercado de placas-mãe usadas por alguns PCs "de marca" como, por exemplo, Compaq. Seu principal diferencial é não ter slots. Os slots estão localizados em uma placa a parte, também chamada "backplane", que é encaixada à placa-mãe através de um conector especial.Após o padrão de placas-mãe ATX ter sido lançado, uma versão do LPX baseada no ATX foi lançada, chamada NLX. Em 2001, é criado pela VIA Technologies, o modelo de placa-mãe ITX. Destinada a micros altamente integrados e compactados, com a filosofia de oferecer não o computador mais rápido do mercado, mas sim o mais barato, já que na maioria das vezes as pessoas usam um micro para poder navegar na Internet e editar textos. E cada dia que passa, mais as placas mãe se inovam e avançam tecnologicamente, não apenas de computadores, mais de todos os aparelhos eletrônicos principalmente dos portáteis. A tendência no futuro, que o custo das placas- mãe reduza e alcancem maiores desempenhos, gastem menos energia, sejam mais portáteis e etc.

Fonte:Italo G.Moreira, infoescola.


Nenhum comentário: