PHP Criando SESSÃO para LOGIN

Na semana veremos como criar um banco de dados para criar login para usuários e poder manter os dados apenas relacionados a este usuário, este método é utilizado para compras, acessos a dados escolares etc.
Vamos primeiramente criar um banco de dados, como na aula anterior, no EasyPHP, da Administration, e open modules.
Crie um banco com os campos a seguir.

Observe que temos 3 campos, com o primeiro sendo a chave primária, os demais sendo o nome e a senha.

AS SESSIONs fazem conexão com o banco de dados para verificar a existência de um registro ou não, caso sim, está logado caso não será redirecionado para a página de cadastro ou aviso de página de acesso restrito.

Agora vamos criar a página de index.php. A página que o usuário terá acesso primeiro. Onde o usuário entraria com a senha e o nome. Veja o código.

Vemos que também já utilizamos este tipo de página, que serve para a criação de formulários na estrutura HTML. A diferença é o campo do tipo password (senha).

Com a página index pronta temos que criar a página que o usuário será direcionado, como mostra a imagem acima em "method".

A página cone.php, fará a conexão com o banco de dados, e abrirá a sessão caso as informações existam no banco de dados. Veja.
Igualmente vimos para conectar ao banco de dados na aula passada. Agora temos a session aberta para a busca dos dados digitados em login e senha para comparar com o que está no banco de dados. caso seja igual, será enviado para a página entrada, caso diferente serpa enviado para a página index.

A página entrada é o local onde o usuário logado será direcionado. Veja o código...

Vemos que mesmo na página entrada temos a sessão iniciada novamente, neste caso, serve para o usuário não entrar na página diretamente pelo endereço. Na página, caso a sessão esteja normalmente logada para um determinado usuário, uma mensagem de boas vindas será apresentada. Veja o resultado em navegador.

A página index... digitando a senha já cadastrada no banco de dados veremos isso ...


E caso a senha ou nome estiver errado... a página index será aberta novamente...

Simples né...

Compartilhe...



Nenhum comentário: