Endomarketing

O que é o Endomarketing?

Primeiramente, vamos utilizar uma definição do que é Endomarketing. O conceito pode ser definido como:
“Endomarketing é o conjunto de ações e estratégias de marketing destinadas a melhorar o relacionamento interno e bem-estar dos colaboradores da empresa, a fim de envolvê-los no negócio para gerar mais motivação, melhorar a produtividade e, como resultado final conquistar mais clientes satisfeitos.”
Assim sendo, o Endomarketing consiste em vender uma ideia para o cliente interno, ou seja, o funcionário da empresa. Sua tarefa principal é reter e atrair os colaboradores da empresa, transformando-os em agentes embaixadores da marca. Os colaboradores mais engajados também vão ajudar a organização a divulgar sua cultura interna.
As ações de endomarketing são tão importantes quanto o plano de comunicação interna dentro das empresas. Esses dois conceitos se confundem muito, por isso, vamos esclarecer cada um.

Qual a diferença entre Endomarketing e Comunicação Interna?


Endomarketing tem a finalidade de melhorar a motivação dos colaboradores, já a comunicação interna é um elo entre os setores da organização.
Os dois estão interligados, já que um complementa o outro. Sem uma comunicação eficiente entre os setores é provável que os colaboradores não fiquem bem informados e acabem passando dados incorretos ou incompletos para outros setores ou até mesmo para clientes, o que acabará gerando confusões internas ou insatisfação do consumidor, causando assim a desmotivação dos colaboradores.
Por isso é importante alinhar a estratégia de comunicação interna e de endomarketing para que tudo aconteça conforme o planejado.
O endomarketing pode contribuir muito também para as estratégias do departamento de RH, já que ele se destina unicamente ao público interno das organizações.
A área de Recursos Humanos da empresa fornece elementos para a composição de políticas e planos de endomarketing, a partir da análise detalhada da formação, comportamento e nível de comprometimento das pessoas que compõem seus públicos internos.
As ações planejadas são focadas no bem-estar dos colaboradores, o que, consequentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes. São ações com a finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos e valorizando assim o colaborador.
Vale lembrar que nada disso funcionará se o intuito de motivar não for real. As pessoas sabem quando estão sendo manipuladas e quando recebem uma oportunidade idônea.

Os Benefícios do Endomarketing


Uma estratégia bem sucedida de endomarketing aumenta o grau de compromisso e lealdade dos colaboradores com a empresa.
Ouvir o que eles têm a falar e entender suas necessidades pode ser o primeiro passo para criar uma estratégia de sucesso que trará muitos benefícios para a empresa como um todo.
Dentre os benefícios almejados está a motivação dos funcionários, uma equipe engajada será mais colaborativa, trará mais ideias de melhorias e será mais consciente sobre os desafios diários da empresa. Os colaboradores ficam mais motivados ao perceberem que fazem parte de uma organização que preza pela qualidade de trabalho e bem-estar deles.
O endomarketing proporciona um clima organizacional saudável em que os trabalhadores se sentem à vontade, confortáveis e mais satisfeitos. A rotatividade tende a diminuir devido ao aumento da satisfação e compromisso que os funcionários têm com a organização, quando eles confiam na empresa a consequência é tornarem-se mais fiéis.
Também melhora a saúde mental do trabalhador e sua qualidade de vida, diminuindo assim as faltas e licenças por doenças. Por fim, ainda se observa um aumento da produtividade dos trabalhadores que realizam o seu trabalho de forma mais eficiente, com consistente redução de custos e aumento de lucros.

Como fazer Endomarketing

1. Crie um canal de comunicação interna

Existem várias plataformas no mercado que atendem esta necessidade, independente de qual você escolher o importante é ter um canal para escutar o que seu colaborador tem a dizer e também disseminar seu conteúdo, informações sobre novos lançamentos, notícias importantes, conteúdos motivacionais e outros.
Estabeleça canais de comunicação de mão dupla, onde cada funcionário pode dar a sua opinião e receber uma resposta.

2. Dissemine a cultura organizacional

Envolva os colaboradores na cultura da empresa, mostre a eles os princípios e a visão que a empresa têm e assim eles vão começar a se identificar com a marca.
Os valores institucionais devem ser vistos pelos colaboradores como parte de si mesmo, além disso, é preciso fazer com que toda a empresa entenda a importância desses valores.
É importante conhecer também seus colaboradores, então se achar necessário faça pesquisas com eles para entender também a visão deles sobre a empresa.

3.Crie iniciativas de integração

Promova momentos de relaxamento e integração entre colaboradores, encontros colaborativos, happy hours, grupo de estudos, atividades físicas, campanhas sociais, palestras e seminários motivacionais.
Esses eventos são importantes para manter os funcionários satisfeitos e motivados, atingindo assim um alto nível de produtividade.

4. Reconheça seus colaboradores

Valorize o trabalho de cada um, ofereça oportunidades e benefícios aos seus funcionários.
Através de parcerias com outras empresas você pode oferecer um curso de idiomas, um desconto em uma academia ou restaurante próximos da empresa. Outras opções interessantes são um dia de folga no seu aniversário, ou um horário mais flexível.
Ações como essas, estimulam a qualidade de vida e permite flexibilidade na vida pessoal, o que fará toda diferença na forma como seu colaborador enxerga a empresa.
Outra forma de reconhecimento válida também é através de premiações, assim você pode mostrar ao colaborador o valor que ele tem para a instituição e que os seus esforços são reconhecidos e compensados. O prêmio pode vir através de uma viagem, ingressos para shows, parques ou cinema e até mesmo um certificado.

5. Confira os resultados alcançados

A melhor maneira para conferir se suas ações de endomarketing alcançaram os resultados desejados é realizando pesquisas sobre o clima organizacional. Avalie regularmente se as estratégias estão dando certo, através de pesquisas de satisfação com os colaboradores também. Isso irá lhe ajudar a melhorar cada vez mais e alcançar logo seu objetivo.

Transformando funcionários em Defensores da Marca

Garanto que você já se deparou pensando em maneiras de melhorar a sua marca e alcançar seus consumidores, e nem se deu conta de que alguns de seus ativos mais importantes estavam literalmente sentados na sua frente: seus funcionários.
De uma forma ou de outra, todos os funcionários têm interações com os clientes, seja diretamente (vendas e representantes de serviço ao cliente) ou indiretamente (promotores, assistentes de atendimento, e outros que estão por trás garantido que tudo funcione perfeitamente).
E cada vez mais, os clientes estão olhando para os funcionários em busca de conhecer melhor os valores da empresa. Em 2013 um estudo americano mostrou que o público confia mais nos funcionários do que nos departamentos de relacionamento com consumidor ou até mesmo que nos próprios CEO’s.
Então, como você pode ter certeza que seus funcionários apoiam sua marca em suas interações com os clientes? A resposta vem em duas partes interligadas:
  1. Certifique-se de funcionários estão engajados.
  2. Treine-os para serem defensores da marca.
Os funcionários mais entusiasmados serão os mais engajados com a marca. Pesquisas da Gallup (Compania de Pesquisas de Opiniões dos Estados Unidos) mostram que as empresas com funcionários altamente engajados têm 3,9 vezes mais lucro em comparação com aqueles na mesma indústria cujos colaboradores são menos engajados com a marca.

Um bom programa de treinamento para defensores deve incluir cinco etapas:

  1. Conteúdo claro e facilmente acessível

Durante uma nova contratação, não se esqueça de apresentar ao colaborador uma visão geral de empresa, seus valores, sua cultura. Em seguida, use uma plataforma de conteúdo de fácil acesso para que todos os funcionários possam acessar sempre essas informações. Aposte no Endomarketing
  1. Ferramentas para o sucesso

O que é mais fácil para engajar os colaboradores com a marca, o mais provável de promoverem, aqui vão algumas sugestões:
  • Hashtags, como #PreparaPraMim sucesso da Hellmann’s.
  • Eventos em que os funcionários podem participar em branding, formação e aprendizagem da história da empresa, como o evento do Dia do Fundador McDonald’s.
  • Relembrar “ganhos” da marca que faz com que os colaboradores sintam que estão “vivendo” a marca, contribuindo com ela.
Estes podem ser destacadas durante um treinamento, uma nova contratação e de tempos em tempos para os trabalhadores atuais.
  1. Capacitação dos funcionários

Mostre o interesse da marca em capacitar seus funcionários, valorizar seus interesses pessoais, e a importância de seu crescimento pessoal e profissional.
Uma pesquisa da Universidade de Cornell revela que os funcionários que podem ser seus “autênticos melhores eus” são mais produtivos e mais propensos a permanecer.
Além disso, os colaboradores com um bom entendimento sobre suas habilidades e os valores da marca estão mais preparados para usar essas habilidades e se tornarem defensores da marca.
Faça um treinamento para ajudar os funcionários a identificar primeiro sua própria marca pessoal. Nele realize perguntas como “o que permite que você faça o seu trabalho melhor?” E “O que faz você se sentir orgulhoso de trabalhar nesta empresa?”
  1. Usando a mídia social para formar embaixadores

Hoje, grande parte da interação da marca com seus clientes ocorre no meio online via Twitter, Facebook, Instagram, etc. Preparar os funcionários para se tornarem embaixadores da marca através da mídia social é uma ótima maneira de conseguir espalhar sua mensagem de forma assertiva.
O principal fator a ser considerado neste momento é a forma de comunicar, orientações claras aos funcionários, garantem que eles se sintam confortáveis, em seguida é importante dar-lhes espaço e confiar neles para promover a marca de uma forma autêntica e benéfica para a organização.

fonte: marketingdedefensores e marketingdeconteudo.com





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