Java - Programação Básica


Vamos iniciar a programação Java em compiladores simples, neste estudo utilizaremos para o nível básico o JCREATOR. No entanto, antes, precisamos acordar algumas situações. Vamos a elas:

Tipos de Dados em JAVA

A linguagem Java compreende os tipos de dados:

inteiros –> int ( de -32.768 até 32.767 )
reais –> double ( de 3,4 e -38 até 3,4 e 38 )
caractere — > char ou String ( uma única letra ou um conjunto )

Variáveis

Segue o mesmo padrão de nomenclatura de portugol e outras linguagens como delphi, Visual Basic entre outras, mas atenção ! JAVA é sensível ao tamanho dos caracteres, para esta ferramenta, essa informação “A” é diferente totalmente dessa outra. “a”.

Operadores Aritméticos

São símbolos para processamentos matemáticos. 

% –> resto de divisão 
/ –> divisão 
* –> multiplicação 
+ –> adição 
- –> subtração 
 = –> atribuição 

Compilador JCREATOR 

O compilador Jcreator é leve e fácil de utilizar para esse nível de programação JAVA. Baixe no site do desenvolvedor e assim como mencionado anteriormente você precisará também ter instalado o kit de desenvolvimento java – JDK em seu computador para o compilador funcionar corretamente. 
Observe as principais características desse compilador na imagem. 


Comandos de Entrada e Saída Java 

Todos os comandos de entrada e saída em Java são através do sistema (jcreator). 

Saída
system.out.print (” “); 

Entrada
String \ Char ————– nextLine (); 
Inteiro——————— nextInt (); 
Real———————— nextDouble (); 

O comando next _ (); depende da biblioteca util e da classe Scanner para utilização de entradas. Neste caso, criaremos uma referencia com as mesmas características da classe Scanner importando e criando uma variável de mesmo tipo. 

Estrutura JAVA 

Vejamos a estrutura principal da linguagem JAVA. 


COMENTÁRIOS: na primeira linha vemos public class elvo { , nesta linha criamos a classe onde os objetos e informações são criados para a programação, saiba ainda que; o programa pode possuir mais de uma classe, como em uma escola, são várias classes, cada uma com uma informação diferente e todas para o mesmo fim. Na linha seguinte temos public static void main(String [ ] args) { , aqui criamos a função principal main, que muitos programadores chamam de programa principal, responsável pelos métodos de execução e acesso as informações dos programas, trabalharemos suas particularidades com o tempo, muito há de se sobre isso, mas cada coisa em sua hora. Na próxima linha temos: System.out.println(“\n\n :: Este é o programa JAVA no JCreator \n\n com o professor Cybersphera :: “); , que é a função de impressão através do sistema. essa função apresenta informações em monitor para o usuário. Neste caso a função imprime no monitor “:: Este é o programa JAVA no JCreator com o professor Cybersphera ::” , os símbolos \n encontrados na frase da saída significam que será dado um ENTER para que a frase fique devidamente organizada para o usuário. Abaixo

Exemplo da programa Java com entrada e saída de dados tipo inteiro. Criar um programa que apresente a TABUADA de um valor digitado pelo usuário

COMENTÁRIOS: 
linha 1: importamos a classe Scanner para poder fazer entradas no sistema, deste modo poderemos pedir para o usuário digitar um valor e capturá-lo. 
linha 2: utilizamos a classe elvo de modo pública para poder trocar informações entre as funções e objetos. linha 3: criamos a função principal main, para desenvolver publicamente os métodos de execução das informações do programa. 
linha 4: criamos a variável do tipo Scanner e iniciamos um método novo para possibilitar o uso da entrada next. Veja; é como se possuir um objeto e desejar um objeto novo com as mesmas características do objeto anterior. Estamos criando uma variável ET com as mesmas características de Scanner que por sua vez possui as entradas através da função next. 
linha 5: uma função de impressão através do sistema, para solicitar o valor para a TABUADA. 
linha 6: int A=ET.nextInt(); , criamos a variável A e ja inserimos nela o valor digitado pelo usuário. Neste caso, a variável ET do tipo Scanner através da função nextInt () insere um dado inteiro em A. 
linha 7 até linha 16: System.out.print(“\n ” + A + ” * 1 = “+ A*1 ); este comando apresenta a função de impressão para exibir na tela do monitor a informação \n (ENTER) mais o valor da variável A mais * 1 = mais o valor da variável A vezes 1. Observe que o que está entre aspas sairá no monitor exatamente como escrevemos e o que foi concatenado (somado com o sinal de + ao texto) saíra com o valor armazenado pela variável. Este comando será utilizado para imprimir a tabuada completa multiplicando o valor lido de 1 até 10 respectivamente. 

Exemplo da programa java com entrada e saída de dados tipo inteiro e caractere. Criar um programa que leia a idade e o nome do usuário e apresente as duas informações na mesma saída. 
 Obs.:: neste caso criamos duas variáveis, uma inteiro e outra String(texto) para o nome e a idade, usamos a função de entrada de ET nextLine para ler o nome e a função de entrada nextInt para ler a idade. 

Veja outro exemplo. Exemplo da programa java . Criar um programa que leia dois valores e apresente sua soma. 


Pois Bem! não tem outro modo de aprender senão a prática. Refaça os códigos java no compilador em sua casa e observe os resultados. Na semana que vem veremos outros exemplos java e também veremos decisões.

PRONTO, PRONTO! 
Até lá… 
Compartilhe! Apreenda! Curta!