Java - Decisões

Nesta semana veremos exemplos java com decisões. No entanto, vamos entender a função se – que utilizaremos nos exemplos. 
A função se (if) pode ser Simples, quando apenas responde SIM para a pergunta, por exemplo: se idade maior que 16 pode votar. ou, pode ser Composta quando respondemos SIM e NÃO, por exemplo: se idade maior que 16, então pode votar, senão, não pode votar ainda. Ainda temos outro tipo de decisão que é a Encadeada, quanto temos mais de duas perguntas para responder por exemplo: se o valor é maior que 10 e o valor é par então apresente “X” senão se o valor é maior que 10 e o valor é ímpar, apresente “Y”, senão apresente “W”. Pegou!, são mais de duas condições e consequentemente mais de um if. 
Vamos vê-los em exemplos a seguir. Observe a imagem com a função se.




Exemplo 01 : Criar um programa que apresente o mês correspondente de acordo com a entrada do usuário.


Neste caso observamos o método de deciões simples já que apenas temos a resposta sim, veja como lemos o trecho; se o número da variável é igual a 1 então apresente JANEIRO, se o número de variável é igual a 2 então apresente FEVEREIRO e assim por diante. E existe ainda uma condição para os valores fora dos meses possíveis.

Exemplo 02 : Criar um programa que leia um valor e apresente se o mesmo é par ou impar.

Neste caso observamos o uso de decisão composta, já que existe uma resposta para SIM ( PAR ) e uma para NÃO ( IMPAR ).

Exemplo 03 : Criar um programa que leia um valor e apresente se o valor está na faixa 1 ( entre zero e 3 ), faixa 2 ( entre 4 e 7 ), faixa 3 ( entre 8 e 10 ), ou fora das faixas.

Neste caso, vemos a utilização de decisão encadeada já que são quatro condições para responder, isto é, uma resposta abre uma nova pergunta. Se não estiver nesta faixa, veja se está na outra ou na outra…

Exemplo 04 : Criar um programa que leia um valor e apresente se o valor positivo ou negativo.



Exemplo 05 : Criar um programa que leia um valor e apresente se o valor é par ou impar e negativo ou positivo.


É isso… nesta semana vimos decisões em JAVA.
Para a semana seguinte veremos LOOPINGs.

PRONTO! PRONTO!

Até lá
Compartilhe! Apreenda! Curta!