Java - Matriz, Random e Jogo Simples

Neste semana veremos Matrizes, valores aleatórios, e,  um jogo simples em Java.

Matriz é uma estrutura de armazenamento de dados homogênea, e, isso quer dizer que a estrutura apenas guarda valores do mesmo tipo, uma matriz com 100 elementos terá 100 valores diferentes mas, todos do mesmo tipo, por exemplo, terá 100 valores do tipo inteiro. Veja a imagem para compreender sua posição e seus elementos:


Deste modo podemos observar que a definição de matriz é a mesma que em vetores, apenas inserimos mais uma dimensão.


Vejamos alguns exemplos com matrizes.
Exemplo 01 Matriz – Java : Criar um programa que leia e apresente em estrutura matricial 9 elementos de uma matriz. (3×3).

Random em Java

Random é uma função que gera valores aleatórios para as variáveis. No entanto para que esta função funcione, teremos que importá-la, como em Scanner e Arrays. Veja um exemplo com matriz e random.
Exemplo 02 Matriz e Random  – Java : Criar um programa que apresente em estrutura matricial 9 elementos de uma matriz com valores randômicos ( aleatório ). (3×3).

Observamos o uso do random para inserir valores que não sabemos quais serão, pois, os valores são aleatórios. Veja outro exemplo com Matriz em Java.

Exemplo 03 Matriz – Java : Criar um programa que apresente em estrutura matricial 9 elementos zero em todas as posições exceto nas diagonais, que devem conter o valor 1.. (3×3).

Jogo Simples Java

Vejamos então o uso de random e matrizes em Java para o desenvolvimento de um jogo simples. No jogo o usuário deve adivinhar se o valor que aparecerá é par ou ímpar. Veja o código java do jogo.

Obs.: Clique na imagem para vê-la em tamanho melhor!
Essa é uma das muitas possibilidades que estas estruturas apresentam para o desenvolvedor. Crie a sua!

Pois Bem é isso!
Semana que vem veremos Structs em java.


PRONTO! PRONTO! 

e até lá.

Jovens Mestres não deixem de compartilhar e curtir. Colabore!

CURTA! COMPARTILHE! APREENDA!