Java - Looping For

Looping finito FOR

Esse looping é finito e não possui condicionais de controle, isto é, não depende de uma pergunta para executar o trecho de programa mais de uma vez. Ele é definido pelo programador para executar o trecho um determinado número de vezes. Observe os parametros da função FOR.



O Looping For pode ter incremento ou decremento, quer dizer que ele pode ir de 1 até 10 do mesmo modo que pode ir de 10 até 1. Assim como os passos podem ser definidos para ir de um em um ( 1, 2, 3, 4, 5, 6…) como pode ir de 2 em 2 ( 0, 2, 4, 6, 8…). Quem controla o Looping é o programador, ou melhor,  você!
Vamos aos exemplos com looping for em java.

Exemplo 01 FOR java:: Criar um programa que apresente a soma dos valores pares no intervalo de 0 a 100.
Observe: o comando do looping for ” for( int i=0; i<=100; i+=2){ “, o looping for possui 3 parâmetros, lembra ? O primeiro é o inicio do contador, a variável que controla quantas vezes deve ser repetido o looping, neste caso o contador é a variável i, e, inicializa em 0, depois observamos o ponto e vírgula que simboliza o fim do parâmetro e inicio de um outro, o segundo parâmetro é o final do looping, até onde deve ir a repetição, neste caso enquanto i for menor ou igual a 100, quer dizer que i vai de 0 até 100. E o terceiro parâmetro é o incremento ou decremento, neste caso o incremento já que temos que ir de 0 até 100, observe que no exemplo não vamos de 1 em 1 ( 1, 2, 3, 4, 5…) e sim vamos de 2 em 2 ( 2, 4, 6, 8,…) fazendo o incremento ser i = i + 2 ou i+=2. O que significa que i é zero na primeira volta do looping, e, depois somamos 2 e daremos a segunda volta, depois, somamos mais 2 e daremos a terceira volta e assim por diante… correndo apenas nos valores pares do intervalo de zero a 100.

Exemplo 02 FOR java:: Criar um programa que apresente o FATORIAL de um valor digitado pelo usuário.


Obs.: Criamos o Scanner para poder fazer a leitura do valor do usuário e repetimos as multiplicações de acordo com o valor, isto é, o looping for será inicializado em 1 e irá até o valor que o usuário digitou, sendo o segundo parâmetro i <= valor , e com o incremento em 1, quer dizer,  ele irá de um em um, multiplicando e guardando o resultado em FAT.

Exemplo 03 FOR java:: Criar um programa que apresente a TABUADA de um valor digitado pelo usuário.

Obs.: TABUADA é um programa clássico utilizado sempre para exibir as funções, compare e veja as diferenças. Neste caso o looping tem um contador que irá de 1 até 10 fazendo a multiplicação do valor lido pelo contador.

Exemplo 04 FOR java:: Criar um programa que leia 5 valores e apresente o maior valor.



Exemplo 05 FOR java:: Criar um programa que apresente os Pares e os Ímpares separados por colunas no intervalo de 0 a 100.



É isso. Vimos nessa aula como o Looping for funciona. Caros Mestres Desenvolvedores, saíba que para todos os problemas que resultam em programas sempre existe um modo diferente de se desenvolver a resposta. Não é por que o seu é diferente do outro que está errado, errado é não ser de jeito nenhum!
Na semana que vem veremos Vetores em Java.

PRONTO! PRONTO! 
e até lá.

Compartilhe! Apreenda! Curta!