Os Operadores Relacionais são utilizados
nas decisões quanto a procura de um determinado valor ou um que seja
diferente, ou ainda, em um que seja menor. Veja os Operadores utilizados
em Linguagem C abaixo;
Operadores Lógicos
São utilizados para agrupar ou escolher
qual decisão tomar quanto existem mais de uma em uma única vez. Veja os
Operadores utilizados em Linguagem C abaixo;
Estruturas Condicionais – Decisão Simples
Esse procedimento lhe servirá para tomar
decisões no trajeto, isto é, decidir se o caminho é esse ou aquele a ser
seguido. A decisão simples apenas responde SIM a pergunta que temos
antes de tomar a decisão. Vejamos um exemplo completo com 4E.
Exemplo 4 – Etapas: Criar um programa que leia dois valores e apresente a soma dos valores somente se o resultado da soma for maior que 20.
1E – Algoritmo
1 – criar duas variáveis do tipo inteiro A e B;
2 – ler os valores de A e B;
3 – Criar uma variável SOMA do tipo inteiro;
4 – Implicar os valores de A e B em SOMA;
5 – verificar se o resultado da soma é maior que 20;
5.1 – Caso SIM: apresente o resultado da soma.
2E – Fluxograma
3E – Portugol
programa exemplo_decisao_simples;
var
A , B , SOMA : inteiro;
inicio
escreva(“Entre com o primeiro valor :: “);
leia(A);
escreva(“Entre com o segundo valor :: “);
leia(B);
SOMA <– A + B;
se ( SOMA > 20 ) então
inicio
escreva ( SOMA );
fim;
leia(A);
escreva(“Entre com o segundo valor :: “);
leia(B);
SOMA <– A + B;
se ( SOMA > 20 ) então
inicio
escreva ( SOMA );
fim;
fim.
4E – Linguagem C
Estruturas Condicionais – Decisão Composta
Estas estruturas são utilizadas para
responder se SIM e se NÃO, quanto a tomada de decisão. Não existe outro
modo de aprender a não ser fazendo, vamos observar o exemplo com 4
etapas para este caso.
Exemplo 4 – Etapas: Criar um programa que leia um valor e apresente se o valor é par ou impar.
1E – Algoritmo
1 – Criar uma variável do tipo inteiro A;
2 – Ler o valor de A;
3 – Verificar se o valor de A dividido em dois módulos iguais resta zero;
3.1 – Caso SIM: apresente o resultado “PAR”.
3.1 – Caso NÃO: apresente o resultado “IMPAR”.
Neste caso verificamos os valores se são pares ou impares pelo método
de divisão por dois em módulos iguais, e, observamos o resto da
divisão. veja.
2E – Fluxograma
Obs.:: na decisão o símbolo %
significa que o valor de A será dividido por dois e será verificado o
resto da divisão, se restar zero então o valor é par senão o valor é
impar.
3E – Portugol
programa exemplo_decisao_composta;
var
A : inteiro;
inicio
escreva(“Entre com o valor :: “);
leia(A);
se ( A % 2 = = 0 ) então
inicio
escreva ( “PAR”);
senão
escreva (” IMPAR”);
fim;
leia(A);
se ( A % 2 = = 0 ) então
inicio
escreva ( “PAR”);
senão
escreva (” IMPAR”);
fim;
fim.
4E – Linguagem C
Estas estruturas são utilizadas para responder se SIM e se NÃO,
quanto a tomada de decisão está em uma sequencia necessária para
alcançar o destino desejado. Veja algumas etapas para o caso a seguir.
Exemplo: Criar
um programa que leia um valor e apresente se o valor esta na faixa 1 (
de zero a 2 ), na faixa 2 ( de 3 a 6 ), ou na faixa 3 ( de 7 a 10
).
ETAPA 2 – Fluxograma
Obs.::
as decisões perguntam duas coisas ao mesmo tempo observe, “o valor de A
é maior que zero e menor que 3 ?” se SIM apresente Faixa 1 senão se ” o
valor de A é maior ou igual a 3 e menor que 7 ?” , SIM !, apresente
faixa 2, senão se ” o valor de A é maior ou igual a 7 e menor ou igual a
10 ?, SIM, apresente faixa 3, senão apresente fora das faixas!.
ETAPA 4 – Linguagem C
PRONTO, PRONTO !
emana que vem faremos exemplos de decisões em 4 etapas e mais linguagem C.
Até lá!