Linguagem C - Decisões - Exemplos

Veremos nesta semana exemplos completos de atividades com 4 etapas de programação contendo Algoritmo, Fluxograma, Portugol e Linguagem C.

EXEMPLO 01 : Criar um programa que leia 10 valores e apresente o maior e o menor valor.

1E – Algoritmo Completo

1 – criar uma variável do tipo inteiro N;
2 – ler o primeiro valor na variável N;
3 – criar duas variáveis do tipo inteiro; MAIOR e MENOR;
4 – atribuir a MAIOR e MENOR o valor de N;
5 – ler o segundo valor em N;
6 – verificar se o valor lido ( segundo ) é maior que o valor da variável MAIOR;
6.1 – SIM: atribuir a variável MAIOR o valor de N;
7 – verificar se valor lido ( segundo ) é menor que o valor da variável MENOR;
7.1 – SIM: atribuir a variável MENOR o valor de N;
8 – ler o terceiro valor em N;
9 – verificar se o valor lido ( terceiro ) é maior que o valor da variável MAIOR;
9.1 – SIM: atribuir a variável MAIOR o valor de N;
10 – verificar se valor lido ( terceiro ) é menor que o valor da variável MENOR;
10.1 – SIM: atribuir a variável MENOR o valor de N;
11 – ler o quarto valor em N;
12 – verificar se o valor lido ( quarto ) é maior que o valor da variável MAIOR;
12.1 – SIM: atribuir a variável MAIOR o valor de N;
13 – verificar se valor lido ( quarto ) é menor que o valor da variável MENOR;
13.1 – SIM: atribuir a variável MENOR o valor de N;
14 – ler o quinto valor em N;
15 – verificar se o valor lido ( quinto ) é maior que o valor da variável MAIOR;
15.1 – SIM: atribuir a variável MAIOR o valor de N;
16 – verificar se valor lido ( quinto ) é menor que o valor da variável MENOR;
16.1 – SIM: atribuir a variável MENOR o valor de N;
17 – ler o sexto valor em N;
18 – verificar se o valor lido ( sexto ) é maior que o valor da variável MAIOR;
18.1 – SIM: atribuir a variável MAIOR o valor de N;
19 – verificar se valor lido ( sexto ) é menor que o valor da variável MENOR;
19.1 – SIM: atribuir a variável MENOR o valor de N;
20 – ler o sétimo valor em N;
21 – verificar se o valor lido ( sétimo ) é maior que o valor da variável MAIOR;
21.1 – SIM: atribuir a variável MAIOR o valor de N;
22 – verificar se valor lido ( sétimo ) é menor que o valor da variável MENOR;
22.1 – SIM: atribuir a variável MENOR o valor de N;
23 – ler o oitavo valor em N;
24 – verificar se o valor lido ( oitavo ) é maior que o valor da variável MAIOR;
24.1 – SIM: atribuir a variável MAIOR o valor de N;
25 – verificar se valor lido ( oitavo ) é menor que o valor da variável MENOR;
25.1 – SIM: atribuir a variável MENOR o valor de N;
26 – ler o nono valor em N;
27 – verificar se o valor lido ( nono ) é maior que o valor da variável MAIOR;
27.1 – SIM: atribuir a variável MAIOR o valor de N;
28 – verificar se valor lido ( nono ) é menor que o valor da variável MENOR;
28.1 – SIM: atribuir a variável MENOR o valor de N;
29 – ler o décimo valor em N;
30 – verificar se o valor lido ( décimo ) é maior que o valor da variável MAIOR;
30.1 – SIM: atribuir a variável MAIOR o valor de N;
31 – verificar se valor lido ( décimo ) é menor que o valor da variável MENOR;
31.1 – SIM: atribuir a variável MENOR o valor de N;
32 – apresente os valores de MAIOR e MENOR.

 2E – Fluxograma


Obs.: clique nas imagens para melhor observação!

3E – Portugol

Programa exelmplo01_decisao;
var
MAIOR, MENOR, N : inteiro;
Inicio
escreva ( “Entre com o primeiro valor :: ” );
leia ( N );
MAIOR <– N;
MENOR <– N ;
escreva ( “Entre com o segundo valor :: ” );
leia ( N );
se ( N > MAIOR ) então
inicio
MAIOR <– N;
fim_se;
se ( N < MENOR ) então
inicio
MENOR <–N;
fim_se;
escreva ( “Entre com o terceiro valor :: ” );
leia ( N );
se ( N > MAIOR ) então
inicio
MAIOR <– N;
fim_se;
se ( N < MENOR ) então
inicio
MENOR <– N;
fim_se;
escreva ( “Entre com o quarto valor :: ” );
leia ( N );
se ( N > MAIOR ) então
inicio
MAIOR <– N;
fim_se;
se ( N < MENOR ) então
inicio
MENOR <– N;
fim_se;
escreva ( “Entre com o quinto valor :: ” );
leia ( N );
se ( N > MAIOR ) então
inicio
MAIOR <– N;
fim_se;
se ( N < MENOR ) então
inicio
MENOR <–N;
fim_se;
escreva ( “Entre com o sexto valor :: ” );
leia ( N );
se ( N > MAIOR ) então
inicio
MAIOR <– N;
fim_se;
se ( N < MENOR ) então
inicio
MENOR <–N;
fim_se;
escreva ( “Entre com o sétimo valor :: ” );
leia ( N );
se ( N > MAIOR ) então
inicio
MAIOR <– N;
fim_se;
se ( N < MENOR ) então
inicio
MENOR <–N;
fim_se;
escreva ( “Entre com o oitavo valor :: ” );
leia ( N );
se ( N > MAIOR ) então
inicio
MAIOR <– N;
fim_se;
se ( N < MENOR ) então
inicio
MENOR <–N;
fim_se;
escreva ( “Entre com o nono valor :: ” );
leia ( N );
se ( N > MAIOR ) então
inicio
MAIOR <– N;
fim_se;
se ( N < MENOR ) então
inicio
MENOR <–N;
fim_se;
escreva ( “Entre com o décimo valor :: ” );
leia ( N );
se ( N > MAIOR ) então
inicio
MAIOR <– N;
fim_se;
se ( N < MENOR ) então
inicio
MENOR <– N;
fim_se;
escreva ( “ MAIOR VALOR :: “, MAIOR, “MENOR VALOR :: “,MENOR );
fim.

4E – Linguagem C


Obs.: todas as etapas estão completas com a leitura e processamento dos 10 valores!

EXEMPLO 02 : Criar um programa que leia F ou M para o sexo do usuário e apresente Masculino ou Feminino como resposta.

 1E – Algoritmo Completo
1 – Criar uma variável do tipo caractere S;
2 – Ler o velor da variável S;
3 – verificar se valor de S igual a F;
4 – SIM: apresentar : “ FEMININO !”;
5 – NÃO: apresentar : “Masculino !”;
Obs.: o programa poderia ainda apresentar “valor inválido” caso a entrada seja diferente de F ou M, no entanto cabe ao desenvolvedor verificar se necessário ou não, neste caso não faremos tal comparação.

 2E – Fluxograma


3E – Portugol
programa exemplo2_dec
var
S : caractere;
inicio
escreva( ' Entre com F ou M :: ' ) ;
leia ( S );
se ( S == ‘f’ ou S == ‘F’ ) então
inicio
escreva ( ' Feminino! ' );
senão
escreva ( ' Masculino ! ' );
fim_se;
fim.

4E – Linguagem C


Vejamos então mais exemplos em linguagem C.

Exemplo 03: Criar um programa que leia um valor inteiro e apresente o mês correspondente.


Exemplo 04: Criar um programa que leia um valor e apresente se ele é positivo ou negativo.


Pois bem… é isso!


PRONTO ! PRONTO!