CSharp: Vetores

Nesta página veremos como a linguagem CSharp trabalha com os Vetores. Para isso temos antes de conhecer como e o que são vetores.

VETOR
Vetor é uma estrutura de dados que armazena mais de uma informação em uma única variável de mesmo tipo, e isso significa que podemos ler e guardar diversos valores em um mesmo lugar porém, TODOS são do mesmo tipo, como real, inteiro etc...

Veja a sintaxe de vetores e compare Portugol e CSharp;


Exemplo 01 Csharp com Vetores :: Criar um programa que leia 4 valores e apresente o maior e os valores lidos.

Primeiramente o formulário, veja;
No caso observamos a utilização de 5 labels, 2 textbox, 1 listbox, 2 groupbox e 2 buttons.
Veja o código baseado no formulário;
Note que o vetor vlr foi criado como público para ser utilizado em qualquer parte do programa e que foi inicializado quanto aos seus elementos somente quando o formulário foi carregado. Note ainda que com o uso dos vetores fizemos primeiro a entrada e depois as saídas já que os valores - elementos, estavam armazenados no vetor vlr.

Veja as saídas em formulário;
Aqui vemos como será apresentado ao usuário o formulário final, note que a entrada acontece sem a possibilidade de "exibir" os resultados antes de completar os valores do vetor.

Agora com os valores armazenados no vetor, podemos "exibir" os resultados.

Exemplo 02 Csharp com Vetores :: Criar um programa que leia 4 valores e apresente os valores lidos, os valores em ordem crescente e os valores em ordem decrescente.

Veja o formulário;
Observe que utilizamos 3 listbox para as saídas, 6 labels para a configuração, um textbox para a entrada dos valores digitados pelo usuário e 1 button para causas a ação do formulário.

O código;


Seguindo o mesmo princípio de criar os vetores globais e depois criar os elementos no carregamento do formulário, as entradas são armazenadas no vetor vlr e depois copiadas para o vetor vc. Observe ainda que para ordenar usamos o comando ARRAY.SORT que coloca os valores em ordem crescente.
Veja como fica a Saída;
Enquanto a condição de entrada não for completada os valores não são colocados em ordem.

Pronto! Pronto!





Nenhum comentário: