VisuAlg: Looping Enquanto

Primeiramente saibamos que existem dois tipos principais de looping, os finitos e os infinitos, os finitos são processos de repetição definidos que recebem o primeiro e o último termo para repetir o trecho de programa e os infinitos são os que dependem da estrutura condicional para verificar se repetem o trecho de programa ou não.
Nesta aula veremos como os loopings infinitos funcionam. Para iniciarmos, veremos a estrutura do looping Enquanto, veja;


Observe que apenas se a condição - pergunta tiver uma resposta SIM - positiva, o trecho se repete, caso contrário ele não faz as instruções dentro da repetição.
Vamos aos exemplos...

Exemplo Enquanto 01: Criar um programa que leia um valor e apresente seu Fatorial.

Veja o código em VisualG;
Note que a variável "i" deve ser utilizada para controlar quantas vezes queremos que o looping aconteça, onde inicializamos a variável em 1 e sempre antes do comando enquanto - loop, pois vamos fazer com que o loop enquanto verifique se o valor de i é menor que o valor digitado pelo usuário, quando a variável i for maior o looping para de repetir o trecho de instruções e imprime o resultado do fatorial. Observe ainda a variável i sendo incrementada dentro do loop para passar para a próxima rodada assim ele soma 1 para cada vez que repetir o trecho de programa de 1 em 1 até o valor digitado pelo usuário.
Veja o resultado compilado;

Vamos para outro exemplos utilizando o looping enquanto...

Exemplo Enquanto 02 : Criar um programa que apresente a sequencia de Fibonacci até o termo digitado pelo usuário.

Vamos ao código;
Neste caso veja que a variável i faz o mesmo efeito de controle de repetições do exercício anterior, sendo iniciada em 1 e verificando se ela é menor que o termo que o usuário digitou. Enquanto SIM o trecho será repetido pelo programa. Veja o resultado;


Exemplo Enquanto 03 : Criar um programa que leia 5 valores e apresente o maior e o menor dos valores digitados pelo usuário.

Vamos ao código...
Note que primeiramente iniciamos as variáveis maior e menor com os valores limite sendo para o menor o maior valor e para o maior o menor valor. Veja a saída...
Neste exemplo, cada valor que entrar será comparado com os que no momento são o maior e o menor, no fim, apenas apresentamos o maior e o menor que guarda os respectivos valores.

Pronto! Pronto!
Sentiu?!?... o cheiro de Lista... parece próximo...









Nenhum comentário: