Desenvolvendo Processos BPM

Nessa semana veremos como os BPM podem ser feitos, para isso vamos utilizar uma ferramenta para facilitar o processo, no entanto, todo o registro pode ser feito manualmente quando necessário.
Vamos neste exemplo desenvolver o processo de uma compra de uma garrafa de água.

Então, "comprar água" será o processo que descreveremos no ciclo. Vamos iniciar instalando o sistema de apoio ao desenvolvimento do BPMN.
O sistema pode ser baixado aqui.


com o sistema instalado e iniciado, a tela que aparece é essa...


Na tela inicial o objeto RAIA já aparece para inserção dos dados, o que podemos de fato utilizar ou apagar. Observe ainda que no canto esquerdo estão os objetos gráficos para os diagramas, "fluxo", "dados" etc. 

Voltando para o nosso processo "comprar água", primeiramente DEVEMOS, conhecer o processo e identificar os agentes envolvidos (usuários, stakeholders), as decisões e caminhos... vejamos como prosseguir.

O CLIENTE pede a água ao ATENDENTE, que verifica o pedido e a disponibilidade do produto solicitado, cobra e entrega o produto ao CLIENTE.

Podemos pensar cada um na sua forma, no entanto o processo acontece sempre com algumas observações chave, como o CLIENTE e ATENDENTE, PEDIR o produto, PAGAR, VERIFICAR ESTOQUE, se um destes itens falhar, não existir, compromete o processo. Possuir uma observação a mais pode até acontecer, ter uma observação chave a menos, nem pensar, imagine vender um produto que não está disponível, ou cobrar por um produto que o cliente não pediu... 

Voltemos ao software, na imagem anterior vemos a raia, e ela será usada neste caso para conduzir os agentes e suas ações. vamos inserir os agentes nas raias do processo. 


Note que para inserir novas raias, clicamos e arrastamos para o local desejado, no caso, para dentro da raia que já tínhamos e uma Nova LINHA aparece.

Agora como queremos dois agentes, vamos inserir um novo como anteriormente. ficará assim...


Clicando sobre o nome "Processo 1" podemos inserir o nome do processo que queremos assim como os agentes veja...


Agora vemos quem está envolvido no processo.
Vamos inserir as etapas do processo, os símbolos são os descritos na aula anterior, como inicio, fim, tarefa, decisão etc. Para inserir um texto no símbolo, clique duas vezes sobre ele.

Observe os símbolos do lado direito do simbolo inserido, clicando sobre ele o "link" será feito imediatamente. Saiba que as tarefas são as ações do processo. No exemplo o inicio está com o cliente que faz o pedido, então essa é a primeira tarefa, o pedido. Depois veremos que o ATENDENTE verifica se o produto solicitado está disponível, caso SIM, cobra o valor do pedido do cliente, e o CLIENTE verifica a possibilidade de pagar pelo pedido...
veja...


Nesta sequencia observe que o processo vai sendo desenvolvido de acordo com as ações de CLIENTE e ATENDENTE quando ao pedido. Observe ainda que você pode excluir ou inserir uma tarefa para ajustar o processo. Veja como ficou no final.


Esse é um dos modos de se realizar o processo de "comprar água".

Agora pegue seu projeto de TCC, e realize esse diagrama com suas atividades. Deste modo podemos identificar os requisitos e ações necessárias.

Pronto! Pronto!

Nenhum comentário: