PHP com Banco de Dados e HTML

Desta vez veremos como as páginas HTML ( formulário) podem conter os registros através de PHP e MySQL. Primeiramente vamos iniciar o EasyPHP como visto anteriormente.

Vamos primeiramente criar o Banco de Dados. Para isso selecione com o botão direito sobre o icone "E" de EasyPHP e escolha a opção "Administration". Veja.


Com a opção selecionada a tela que aparece é a tela a seguir...

Nesta tela observe que existe um campo para configuração do MySQL o local onde criaremos o Banco de Dados. Veja...


Justamente neste ponto é que faremos as primeiras programações, vamos selecionar "open" como mostra a imagem acima na marcação em seu canto direito. A tela que surge é essa:


Nesta tela queremos criar o Banco de Dados, então, selecionamos a opção Banco de Dados. E depois damos um nome a ele. Acompanhe...


Observe que no exemplo o nome do Banco de Dados é "geral"...
Agora vamos inserir uma tabela no Banco. Para isso escolha a opção "Create table"...

Com a opção selecionada na nova tela vamos inserir os campos que queremos, para esse exemplo simples vamos criar os campos ID ( para controle dos registros ), Nome e Série. Veja...


Na tabela, não esqueça dos itens importantes para esse exemplo, como o nome da tabela, e o auto-incremento do campo "id" para a contagem automática das entradas.
Com a tabela criada. Vamos desenvolver as páginas para manipular os dados. Vamos iniciar pela HTML criando o formulário como o mostrado abaixo. Lembrando que entradas por formulário foi visto na aula anterior. Veja o código.


O local onde salvaremos o código é uma pasta, onde o EasyPHP deve "olhar" para rodar os códigos adequadamente. Observe ainda que o código está dividido em dois formulários sendo que um aponta para a entrada chamando o código PHP "cad_php_ok.php" e o outro está chamando o código de saída ( para ver os registros no Banco de Dados ), "cad_php_ver.php".
Agora vamos criar os códigos PHP que o formulário HTML vai chamar quando o botão (input) for pressionado.
Veja o código "cod_php_ok.php"...


Observe no código as linhas verdes, estas são comentários para orientar o desenvolvimento do projeto. Note ainda que existem novas funções PHP. 
O Comando $conexao=mysql_conect("localhost","root"); apresenta que foi criado uma variável $conexao que recebe da função mysql_conect o meio de conexão do banco de dados e onde ele está. Já o Comando $banco=mysql_select_db("geral",$conexao);, cria uma variável  $banco para receber da função mysql_select_db, através da conexão criada, o banco de dados (geral). A função $query = "INSERT INTO `cads` ( `nome` , `serie` ) VALUES ('$a', '$b')"; insere nos campos da tabela cads o que foi digitado e passado através das variáveis $a e $b, sendo o nome e a série respectivamente, é como se lê, "Insira em Cads (tabela) nos campos nome e serie os valores de $a e $b"...

O código de "cad_php_ver.php" ficou assim;


Veja que aqui a função mysql_query("select * From cads"); passa para a variável $sql o comando de seleção de todos os dados da tabela cads. Para exibir os dados fizemos um LOOP que passa por todos os registros da tabela ( através de vetor - array ). Para isso usamos a função myslq_fetch_array(); que captura todos os valores de uma linha da tabela e atribui à variável $exibe. Agora $exibe possui os 3 campos da tabela, e para imprimi-los, dizemos qual é o campo através do comando $exibe["campo"]. Como no exemplo acima que exibe os campos id, nome e serie. Observe ainda que para que o vetor "corra" a tabela precisamos informar que tabela é e onde está, para isso criamos a inserção "include "conectar.php"; que em um outro script cria a conexão e indica a tabela que faremos a consulta. Veja o código de conectar.php abaixo. 


Note que apenas criamos a conexão com  o banco e a tabela para o código "ver" funcionar...
Vamos observar os resultados no navegador, mas antes, veja os itens criados para esse exemplo...


Temos um apontador (alias) para a Pasta TREINO (local onde estão os arquivos php e html deste exemplo como mostra a imagem abaixo) criados também no EasyPHP ...



Agora vamos observar os resultados no navegador...

OK. Tudo funciona. Lembrando que existem muitas formas de programar e que não existe a certa, existe sim a que funciona, a sua forma!
Na próxima aula, mais Configurações e Segurança...
Pronto! Pronto!.
Compartilhe!


Nenhum comentário: