VisuAlg - Decisões Simples

Nesta aula veremos como o VisuAlg trabalha com decisões. Para isso, iniciaremos o trabalho com decisões simples. As Decisões Simples, são as estruturas condicionais, que apenas respondem SIM para a condição, isto é, quando uma pergunta é feita para o computador, interpretador, apenas a resposta afirmativa interessa ao programador. Podemos dizer simplesmente "que só o SIM interessa!". Veja a sintaxe a seguir:



Note que a escrita tem certas normas, como o então estar sem o til, ou o fim se estar escrito junto, se fizer diferente, não funciona!, fique atento!

Vamos aos exemplos.
VisuAlg Decisão Simples 01 - Criar um programa que leia dois valores, A e B e implique a soma dos valores em R. Apresente o resultado da soma apenas se o resultado for menor ou igual a 10.

Considerando para a atividade, o VisuAlg, temos o seguindo código:
Observe que o comando "escreval" serve para pular uma linha. No exemplo, o comando de decisão "se" verifica se a Soma que está em R é menor ou igual a 10, se SIM, então será impresso com o comando "escreva" a frase: ("A Soma dos Valores é Menor que 10 :: Valor >> ", r), deste modo o resultado da soma será apresentado somente quando a soma for menor que 10, caso seja MAIOR que 10, o programa não faz nada...
Veja a compilação do código:
Note que, os valores de entrada foram para A = 5 e para B = 4 o que somados é 9, sendo MENOR que 10 e deste modo apresentados. Veja esse caso:
Agora temos a entrada de A = 5 e de B = 6 o que resulta na soma MAIOR que 10 e por esse motivo não temos a apresentação do resultado guardado em R.

Precisamos saber ainda o que são operadores relacionais e operadores lógicos para utilizar melhor as condições. Veja os símbolos e seus significados:


VisuAlg Decisão Simples 02 - Criar um programa que leia um valor e apresente se o mesmo é par.

Veja o código...
Observe o código da estrutura condicional ( SE ), aqui ele verifica se um valor lido é dividido por 2 e o restante da divisão é zero, se isso ocorrer quer dizer que o valor é PAR, veja...
Facilmente notamos que o valor dividido em dois módulos iguais, quando resta zero é PAR, caso contrário...
Agora note que quando a divisão em duas partes iguais resulta 1 teríamos o valor ímpar, sendo a estrutura condicional -  se ( vlr mod 2 = 1 ) entao - onde a estrutura verifica se o valor é impar...
Note ainda, e, mais importante, que sempre a verificação deve ser feita com valores INTEIROS, já que se forem REAL sempre teríamos resto zero, como no exemplo acima teríamos 4,5 e 4,5 para dividir 9.
Veja as possíveis saídas em monitor.


VisuAlg Decisão Simples 03 - Criar um programa que leia um valor e apresente um quadrado caso o valor digitado seja 1, um círculo caso o valor seja 2 ou, um triângulo, caso o valor seja 3.

Veja o código...
Veja que apenas temos as decisões simples, verificando cada uma a sua saída, seu valor.
Os resultados podem ser...

Bom, é isso!...
... só tem um jeito de saber...fazendo...
... lista II.









Nenhum comentário: