VisuAlg - Decisões Compostas e Encadeadas

Nesta aula veremos a utilização de decisões compostas, as decisões que DEVEM possuir as respostas SIM e NÃO para a condição ( pergunta ). Veja a Sintaxe...


Na estrutura vemos que agora a estrutura condicional pede que exista e pergunta, a resposta SIM e a resposta NÃO, sendo o se, então e senão.

Vamos aos exemplos.

VisuAlg Decisão Composta 01 - Criar um programa que leia um valor e apresente se o valor é PAR ou ÍMPAR.

Veja o código no interpretador e as possíveis respostas.
Note que a variável "a" é um inteiro e que a decisão verifica do seguinte modo o valor; se "a" dividido em dois módulos (partes) iguais restar zero então é "PAR", senão é "ÍMPAR" ( como mostrado na aula anterior ), a diferença fica por conta do "SENAO" que abre a parte da resposta "NÃO" da estrutura condicional.

VisuAlg Decisão Composta 02 - Criar um programa que leia 4 notas escolares e apresente e soma das notas, a média, e as seguintes possibilidades: Aprovado ( caso média maior que 7 ) ou Retido ( caso média menor ou igual a 7 ) e a situação; A ( caso média entre 8 e 10 ) ou B ( caso média entre 6 e 8 ) ou C ( caso média entre 4 e 6 ) ou D ( caso média entre 2 e 4 ) ou E ( caso média entre 0 e 2 ).



Note que para a resposta, utilizamos o código de decisão composto encadeado, onde uma resposta NÃO abre uma nova pergunta que por sua vez, abre uma nova resposta SIM e uma nova resposta Não. Para entendermos melhor veja no Fluxograma o desenho da decisão encadeada.

Observe que a decisão possui duas saídas, uma SIM o outra Não, note ainda que a saída não da primeira decisão segue para uma nova decisão, encadeando as respostas, agora a nova decisão possui duas outras saídas, uma SIM e outra Não, ambas apenas aparecem caso a resposta da primeira decisão seja Não. Podemos encadear as decisões para termos certeza de apenas UMA resposta como saída. No caso, o aluno não pode estar com A e C ao mesmo tempo então apenas UMA das respostas esta correta e, esta, será impressa no monitor para o usuário.

Veja as saídas no monitor:;


Veja outros resultados possíveis::


VisuAlg Decisão Composta 03 - Criar um programa que leia 10 valores e apresente o MAIOR e o MENOR valor do grupo.

Código::


Observe que mesmo com a repetição da verificação do maior e menor, o programa é simples, apenas inicia o maior e o menor com a primeira variável lida e depois verifica a necessidade de substituição de Maior ou Menor de acordo com a variável A lida. Observe ainda o uso do comando "limpatela" para deixar menos informações no monitor durante a execução do programa, no caso, antes de um novo pedido de dados, o programa limpa o anterior.

Saída no monitor::

Primeiramente acontecem as entradas dos 10 valores...
...depois, a saída do Maior e Menor valor entre os 10...

Onde temos respectivamente a entrada 7 e 8 para esse caso, do menor e do maior valor.

Para saber mais, apenas o treinamento causa a pergunta certa e a busca pela resposta...
... deste modo, apenas uma boa e longa LISTA de exercícios para relaxar...
... blz...
...
..
.






Nenhum comentário: