Neste semana veremos Matrizes, valores aleatórios, e, um jogo simples em Java.
Matriz é uma estrutura de armazenamento
de dados homogênea, e, isso quer dizer que a estrutura apenas guarda
valores do mesmo tipo, uma matriz com 100 elementos terá 100 valores
diferentes mas, todos do mesmo tipo, por exemplo, terá 100 valores do tipo inteiro. Veja a
imagem para compreender sua posição e seus elementos:
Deste modo podemos observar que a definição de matriz é a mesma que em vetores, apenas inserimos mais uma dimensão.
Vejamos alguns exemplos com matrizes.
Exemplo 01 Matriz – Java : Criar um programa que leia e apresente em estrutura matricial 9 elementos de uma matriz. (3×3).
Random em Java
Random é uma função que gera valores
aleatórios para as variáveis. No entanto para que esta função funcione,
teremos que importá-la, como em Scanner e Arrays. Veja um exemplo com
matriz e random.
Exemplo 02 Matriz e Random – Java : Criar um programa que apresente em estrutura matricial 9 elementos de uma matriz com valores randômicos ( aleatório ). (3×3).
Observamos o uso do random para
inserir valores que não sabemos quais serão, pois, os valores são
aleatórios. Veja outro exemplo com Matriz em Java.
Exemplo 03 Matriz – Java : Criar
um programa que apresente em estrutura matricial 9 elementos zero em
todas as posições exceto nas diagonais, que devem conter o valor 1..
(3×3).
Jogo Simples Java
Vejamos então o uso de random e matrizes
em Java para o desenvolvimento de um jogo simples. No jogo o usuário
deve adivinhar se o valor que aparecerá é par ou ímpar. Veja o código
java do jogo.
Essa é uma das muitas possibilidades que estas estruturas apresentam para o desenvolvedor. Crie a sua!
Pois Bem é isso!
Semana que vem veremos Structs em java.
Semana que vem veremos Structs em java.
PRONTO! PRONTO!
e até lá.
Jovens Mestres não deixem de compartilhar e curtir. Colabore!
CURTA! COMPARTILHE! APREENDA!