Primeiramente,
vamos ao entendimento do que é um projeto. Projeto é a descrição
metodológica de procedimento de uma determinada tarefa, como será
executada, por quem, onde etc, é todo o “previamente conhecido” para a
realização de uma ação. No entanto, o projeto já é o registro de tudo
que foi definido previamente, entenda a seguir qual é o passo a passo
para o pensamento lógico adequado nesta construção.
Agora vamos ao resumo de cada Etapa.
IDEIA – Neste
momento, o grupo, ou indivíduo, pensa sobre o tema e suas diversas
variáveis, suas localidades, seus valores financeiros, seus possíveis
resultados, suas ferramentas, seus integrantes e habilidades, o tempo
disponível, o problema, as soluções possíveis, os cronogramas, os
testes, as avaliações que serão aplicadas nas fases, etc. Buscamos neste
ponto criar uma linha de pensamento que nos levará ao tema que queremos
desenvolver, observando sempre os problemas e possibilidades, assim
como ameaças e oportunidades.
PLANEJAMENTO – Com
o tema definido, teremos então que planejar como faremos para alcançar
os Objetivos do Trabalho. Neste Momento, teremos que argumentar sobre as
etapas, as pessoas envolvidas, as metas, os valores, as fontes de
captura de dados, o grau de tolerância dos limites observados, as
ferramentas para cada parte e todo do trabalho, seus responsáveis e seus
cronogramas. Nesta fase, daremos às ideias levantadas as primeiras
construções concretas, definindo então o plano.
PLANO - O
Plano é o registro do Planejamento, deste modo, registramos os
objetivos, metas, ações e responsáveis, assim como a metodologia, os
locais, as ferramentas etc. O plano pode ser definido por etapa, fase,
tempo, parte ou todo do trabalho.
PROJETO - O
Projeto é o registro de movimentações (ações) temporárias do que de
deseja realizar para o cumprimento de determinados objetivos, deste
modo, o projeto terá o objetivo, problema, hipótese (solução ou soluções
possíveis), justificativa, metodologia (definir a ferramenta o local, o
responsável), cenário (quando precisamos saber sobre o que há ao redor
do foco do projeto), viabilidade, avaliações, resultados.
Vejamos
então um exemplo, suponhamos que uma fábrica de móveis queira mudar o
perfil da empresa, estabelecer um novo patamar de clientes, deste modo
teríamos uma fábrica que já tem um perfil e que quer mudá-lo. Essa seria
a ideia – mudar o perfil da fabrica para alcançar novos clientes, o
planejamento seria em uma reunião, discutindo quem queremos alcançar
como cliente, quais móveis teríamos de fazer, quais materiais, com qual
tecnologia, quanto tempo teremos, as etapas, os resultados, os testes e
avaliações etc. O plano seria o registro das situações levantadas no
planejamento, definindo como e quando das ações, quem e onde etc. O
projeto seria a confecção dos novos móveis, com objetivos,
justificativas, métodos, análises e avaliações de cada novo móvel.
Depois teríamos a construção propriamente dita como desenvolvimento e
execução do projeto e, por fim, avaliação e resultados obtidos com os
novos móveis.
DESENVOLVIMENTO - É a
etapa da mão na massa! Neste momento, realizaremos os procedimentos
idealizados no projeto, como uma entrevista, uma observação, uma
leitura, um teste com um grupo ou um indivíduo etc. Onde teríamos todos
os passos da experiência anotados devidamente para posteriormente
podermos analisar e levantar resultados e avaliações sobre os dados.
AVALIAÇÃO - Neste
momento teremos as avaliações sobre os passos da experiência no
desenvolvimento e aos objetivos do projeto, observaremos cada reação,
interação, criando opções e possibilidades para obtenção de dados, sejam
esperados ou não.
RESULTADOS OBTIDOS - Esta
é a etapa final do projeto. Podendo obter resultados que permitam novos
testes e experiências ou fechamento do projeto com um resultado
aceitável. É o momento de analisar o resultado que foi obtido com todo o
projeto. Não podemos esquecer de tabular os dados e escrever
adequadamente qual era o objetivo e qual resultado obtivemos com os
procedimentos realizados.
Depois da
leitura sobre as principais partes da construção de um projeto, veremos
como como exemplo, a abordagem feita por um grupo acadêmico
desenvolvendo um Trabalho de Conclusão de Curso para a Escola Técnica de
São Mateus, o COMUTA.
Em um primeiro
momento observaremos a entrevista cedida pelo Professor Leandro
Reginaldo ao Grupo Comuta para a captura de dados sobre o cliente. Neste
trecho da entrevista o Professor apresenta a ideia do projeto etc. Podemos destacar trechos importantes na entrevista do professor:
Ferramentas de desenvolvimento de
projetos web – o professor deixa a mensagem clara de que o desenvolvedor
não precisa dominar uma ferramenta e sim conhecer um conjunto delas
para resolver um determinado problema. Utilize ferramentas que melhor
conhece e não as que estão na moda.
Diferencial – os projetos web devem
sempre buscar um diferencial, uma identidade. Crie sua missão, sua Visão
e defina seus Valores para sempre ter um caminho a seguir.
Foco – mantenha sempre o foco no
trabalho solicitado, evite desperdícios de tempo e capital com outros
temas e itens do projeto. Depois de concluir o que foi solicitado,
pode-se até alterar algo. Procure parceiros se este lhe for conveniente,
lembre-se que: Parceria é para ser bom para ambos e não para um dos
envolvidos.
Professor orientador (pesquisador) – o
papel do professor é orientar e não fazer para o aluno o seu trabalho,
deste modo, tenha sempre registros de tudo para solicitar apoio,
mantenha o cronograma em andamento, fazendo ajustes se necessário,
realize o projeto por etapas ordenadas e organizadas. Lembre-se que o
professor pesquisa para poder lhe ajudar e o aluno pesquisa para
desenvolver o projeto.
Oportunidade – procure desenvolver
projetos que possua algum envolvimento pessoal, este processo, fará
problemas do mundo interior serem levados para o mundo exterior, podendo
ser útil para todos que se encontram na mesma situação.
Veja a seguir o trecho da entrevista com
o professor Leandro Reginaldo cedida ao grupo Comuta liderado por
Gabriel Souza, contando também com os integrantes, Emerson Dias, Rodrigo
Mazzilli, João Fracarolli, Victória Bernardez e Leandro Freire.
Depois de observar o Campo – Cenário, as
características do cliente, seu alvo (target) e ramo de atividade,
preferências, alcance, capital, objetivos gerais e específicos,
justificativas e primeiros testes, o desenvolvedor pode agora ajustar o
cronograma e as tarefas assim como as responsabilidades
Neste ponto, a escolha dos recursos é
uma tarefa importante, pois, define a localidade, o equipamento, o
sistema, a ferramenta e os responsáveis. Em entrevista cedida ao grupo
Comuta, o Professor Luciano Lema fala sobre a importância da escolha da
ferramenta e da observação do mercado de mobiles para serviços web.
Observe os principais aspectos levantados na entrevista do professor.
Mobile – o professor destaca a
importância de atender a esse seguimento de mercado web, seu crescimento
e tendências de mercado brasileiro. Deixa claro que as ferramentas
precisam se adaptar para esse novo seguimento, que, evolui muito rápido
deixando ao menos dois sistemas em vantagem no momento, o iOS e o
Android.
Diversidade Web – diz ainda sobre a
diversidade e o espaço para todos, e, que no Brasil ainda temos muito a
percorrer, deixando o mercado de Mobiles e Web muito interessante.
Apresenta a entrada de Apps (Aplicativos) para mobiles e seus serviços,
sua importância e participação, tal como podemos citar o grande volume
de desenvolvedores para Android e poucos para iOS.
Ferramentas – este é sem dúvida, na
visão do professor, o maior foco para o desenvolvedor hoje. Ele diz que
os programadores focam uma ferramenta e criticam as outras, deixando
possibilidades passarem por modismo ou ignorância (não saber sobre).
Deste modo o melhor é mesmo saber bem uma ferramenta e não deixar o
campo de programação de lado, sempre estudando as outras ferramentas do
mercado e suas possibilidades. Deixa ainda a dica de ferramentas flex –
que compilam mais de uma linguagem de programação, como Objective-C e
Java por exemplo.
Veja o trecho da entrevista a seguir.
Os projetos de web sempre devem ser
desenvolvidos de acordo com a orientação e foco do cliente, no entanto, o
projeto comercial, precisa de itens que talvez (quase sempre) o cliente
nem sabe que existe.Deste modo, o desenvolvedor deve conhecer os meios e
as características do processo de web-marketing e do E-commerce. Estes
são fatores complementares ao projeto web, são importantes e devem ser
muito bem pesquisados e desenvolvidos. Projetos desenvolvidos com fins
lucrativos devem visar publicidade e parcerias, melhorando o alcance com
redes sociais, blogs etc. Para este fim, o Professor José Roberto Lima
evidência a importância do web-marketing e do e-comm em projetos web.
Observe os principais levantamentos do professor em entrevista cedida ao
grupo comuta.
Web-Marketing – o marketing na web não
substitui outros meios de publicidade e propaganda apenas complementa o
alcance para um público ainda maior. É uma das mais importantes etapas
do projeto, já que pensa na vida útil do Site, blog etc, e seu retorno.
Relacionado a outros meios como TV e Rádio, a Internet possui um alcança
muito mais barato para o anunciante, onde o alcance é potencialmente
maior, mais rápido e de retorno imediato.
Cenário – o Brasil é ainda um campo em
desenvolvimento para este fim, possibilitando grandes desenvolvimentos,
e, com o mercado cheio de oportunidades. Exploramos muito pouco do
marketing na web e menos ainda no Comércio Eletrônico, por motivos dos
mais diversos. Mas, esta realidade está em constante mudança e muda para
melhor, principalmente do lado comercial, com o crescimento das vendas e
dos serviços web.
Profissionais – no Brasil temos ainda a
falta de muitos profissionais no mercado de web-marketing e do
e-commerce, é um campo que cresce com os profissionais que faltam, como
em muitos setores de tecnologia, demoramos muito para receber, aceitar e
utilizar tecnologia. O profissional de tecnologia deve estar sempre em
estudo de novas ferramentas para poder suprir a necessidade do mercado,
assim, estará preparado para as mudanças.
Web – um resumo do que é web, e mais
profundo ainda, internet, o professor fala sobre o consumo, e sobre os
consumidores, deixando claro que não existe consumidor bobo, todos
querem serviços de qualidade. Ressalta ainda, que o comércio eletrônico é
para todos, vendedores e compradores, e que o item mais procurado pelos
consumidores é o relacionamento humano. Pensando, claro, na forma de
tratar com cuidado, fazer corretamente, cumprir compromissos, respeitar
as opiniões e diferenças etc. Fica a dica do professor de forma muito
clara, “faça ao ponto de fazer a diferença”, utilizando tecnologia para
um determinado fim e não mais do que precisa.
Veja a entrevista do Professor no link abaixo.
Não esqueça de que todo projeto deve ser
avaliado, antes, durante e depois de executado. Estude os resultados
obtidos, confronte com os objetivos estabelecidos e suas metas. Refazer
parte de um projeto é sempre melhor do que refazer o projeto.
É isso! Nesta aula vimos as principais
características de um projeto, orientações de professores experientes no
mercado e em sala de aula e, ainda vídeos com as entrevistas para
consulta e referência.
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PRONTO! PRONTO!
e até mais…