Modelagem de Negócio é a concepção de Análise, Organização e (RE)Estruturação dos Procedimentos de um determinado Projeto de Negócio. BPMN (Business Process Managment Notation ) é uma metodologia cujo principal objetivo é modelar o fluxo de processos organizacionais e inter organizacionais. Esta metodologia permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos, relacionando o processo com a interação de pessoas e aplicações informatizadas (infra-estrutura), definindo metas a serem alcançadas e levantando as regras que gerem o negócio.
Podemos resumir que BPMN é o conjunto de técnicas que devem garantir a monitoração e melhoria contínua dos processos organizacionais, transformando a relação deste com as pessoas envolvidas, como fornecedores, funcionários e clientes, objetivando um posicionamento da empresa no mercado.
Profissionais envolvidos
Os profissionais envolvidos na adoção da metodologia BPM são:
* Gestores: responsáveis pelo monitoramento e gerencia dos processos e definição de novas regras de negócio.
* Analistas de Negócio: responsáveis pelo levantamento e desenho do fluxo dos processos.
* Arquitetos de Negócio: responsáveis pela remodelagem do processo, identificação de gargalos.
* Desenvolvedores: responsáveis pela implementação das regras para execução de tais processos.
Porque usar BPM
Uma vez mapeados os processos é possível identificar fluxos críticos a serem melhorados, otimizando a dinâmica operacional e produtiva.
Cada vez mais empresas estão adotando o BPM como prática para gestão de seus processos internos e externos. A adoção do BPM tem mostrado resultados como a melhoria da qualidade operacional e produtiva, redução significativa dos custos, diminuição dos prazos e tempo do ciclo do processo, agilidade na identificação e solução de problemas de distribuição (logística interna e externa), e adoção de estratégias de negociação de mercado.
Resultado final: maior competitividade, maior visibilidade, melhor saúde financeira, agregação de valor a marca, a empresa e o capital humano e melhora do desempenho corporativo.
O que é BPMN Afinal ?
O BPMN é a notação de modelagem de processos de negócio, cujo objetivo seja facilitar o entendimento de todos os envolvidos na gestão e monitoração dos processos.
Esta notação deve especificar o fluxo dos processos organizacionais (internos e externos) objetivando a padronização do mapeamento dos processos de negócio. Neste contexto temos que destacar que o uso do BPMN limita-se à modelagem dos aspectos, único e exclusivamente do processo.
Podemos definir um processo como sendo um conjunto de atividades ou tarefas realizadas em uma organização, sendo estas realizadas em etapas.
Para que cada etapa de uma atividade seqüencial seja cumprida, atribui-se a ela regras e definições, podendo usar meios para o controle, como os sistemas informatizados.
O BPM define três tipos de processos existentes em uma organização:
* Processos privados: são inerentes à organização em si. Ocorrem dentro da organização e normalmente envolve seus os funcionários e colaboradores.
* Processos públicos (abstratos): são interações de um processo privado com processos externos (fora de organização). Ocorrem dentro da organização, porém interagem com processos de outra organização, normalmente envolve funcionários, fornecedores ou clientes.
* Processo global (colaboração): são as trocas de mensagens entre processos de negócio, internos, externos ou ambos, dentro do nosso escopo de visão.
Além dos processos, temos os sub-processos, os quais podemos definir como sendo uma série de atividades ou tarefas que formam um novo fluxo.
Os novos fluxos formados podem ser de dois tipos:
* Abertos (Dependentes) - São representados no mesmo diagrama do fluxo original (diagrama pai)
* Fechados (Independentes) - são representados em um diagrama independente do diagrama original. Normalmente estes fluxos são ditos como reutilizáveis, pois podem ser um único sub-processo que ocorre em diferentes processos. Pode-se utilizar o fluxo fechado para representar o processo de tratamento de erros, ações de compensação e controle de transações em processos.
Na notação dos fluxos de processo, existem os elementos representativos dos mesmos.
O BPMN define quatro categorias básicas dos elementos. São elas:
* Objetos de Fluxo
* Objetos de Conexão
* Swinlanes
* Artefatos
OK! Por hora é isso! na próxima vamos observar como BPMN organiza e estrutura as atividades - processos.
Pronto! Pronto!
fonte: uf
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