Nesta série veremos um processador de texto muito comum nas escolas e empresas atualmente, o WORD. Esta ferramenta de processamento de textos foi desenvolvida pela Microsoft e faz parte do pacote Office. Uma versão para estudantes pode ser adquirida aqui::
... onde basta um email de estudante válido.
A versão que usaremos para observação é a 2010... no entanto, qualquer versão é muito parecida e não terá problema para desenvolver as aulas. Vamos observar o espaço de trabalho da ferramenta...
Note acima que o espaço em folha branca é a área de trabalho e acima da área de trabalho temos os recursos para edição.
Vamos observar alguns recursos do WORD para as primeiras aulas...
... primeiramente vemos que o WORD possui um MENU com as GUIAS e cada GUIA possui seus RECURSOS específicos...
... acima vemos que na lateral esquerda o WORD possui um recurso para visualizar o documento, que pode ser por 3 formas citadas na imagem ...
... para o simples CTRL + C e CTRL + V temos também as opções acima...
... os recursos de parágrafo, alinham o texto de acordo com a escolha do usuário, podendo ser esquerda, direita, centro ou justificado...
...
... ok
... observe que TODOS os recursos vistos até aqui são da GUIA PÁGINA INICIAL da guia de MENUS do WORD...
... vamos ver se você consegue reproduzir este documento abaixo...
... vamos observar...
... temos a fonte do texto "Atenção!" de cor vermelha e na fonte "Bookman Old Style" e o texto está centralizado...
... depois temos o aviso em cor preta também na mesma fonte, note que o texto do aviso também está centralizado mantendo apenas o texto "Prof. Elvis" localizado a Direita.
... o texto "21/03" e "22/03" estão em negrito...
... certo, agora podemos reproduzir o texto e experimentar as formatações que encontramos...
...
... para exercitar, observe da mesma forma os trechos 01 e 02 abaixo e tente reproduzi-los...
TRECHO 01
O
Apanhador no Campo de Centeio
Fico imaginando uma porção de garotinhos brincando
de alguma coisa num baita campo de centeio e tudo. Milhares de garotinhos, e
ninguém por perto - quer dizer, ninguém grande - a não ser eu. E eu fico na
beirada de um precipício maluco. Sabe o quê que eu tenho de fazer? Tenho que
agarrar todo mundo que vai cair no abismo. Quer dizer, se um deles começar a
correr sem olhar onde está indo, eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar
o garoto. Só isso que eu ia fazer o dia todo. Ia ser só o apanhador no campo de
centeio e tudo. Sei que é maluquice, mas é a única coisa que eu queria fazer.
Salinger.
Salinger.
TRECHO 02
Manifesto
do Partido Comunista,
de
Marx e Engels
A
burguesia desempenhou na História um papel eminentemente
revolucionário. Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia
calcou aos pés as relações feudais, patriarcais e idílicas. Todos os complexos
e variados laços que prendiam o homem feudal a seus superiores naturais ela os
despedaçou sem piedade, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço
do frio interesse, as duras exigências do pagamento à vista.
“Afogou os fervores sagrados do êxtase religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta.
Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas com tanto esforço, pela única e implacável liberdade de comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal.“
A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas veneráveis e encaradas com piedoso respeito. Do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio fez seus servidores assalariados.
A burguesia rasgou o véu de sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a simples relações monetárias.
A burguesia revelou como a brutal manifestação de força na Idade Média, tão admirada pela reação, encontra seu complemento natural na ociosidade mais completa. Foi a primeira a provar o que pode realizar a atividade humana: criou maravilhas maiores que as pirâmides do Egito, os aquedutos romanos,
as catedrais góticas; conduziu expedições que empanaram mesmo as antigas invasões e as Cruzadas.
A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, como isso, todas as relações sociais. A conservação inalterada do antigo modo de produção constituía, pelo contrário, a primeira condição de
existência de todas as classes industriais anteriores. Essa revolução contínua da produção, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitação permanente e essa falta de segurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes. Dissolvem-se todas as relações sociais antigas e cristalizadas, com seu cortejo de concepções e de ideias secularmente veneradas; as relações que as substituem tornam-se antiquadas antes de se ossificar. Tudo que era sólido e estável se esfuma, tudo o que era sagrado é profanado, e os homens são obrigados finalmente a encarar com serenidade suas condições de existência e suas relações recíprocas...
... Pronto! Pronto!...
... é isso, o WORD possui diversos recursos... com calma vamos ver alguns que podem ser muito úteis para você e seus trabalhos acadêmicos...
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