Neste momento veremos o que é e as principais características da Identidade Corporativa.
Identidade corporativa: o que é?
A identidade corporativa de uma empresa vai além da aparência do negócio e está relacionada as questões culturais e organizacionais importantes da companhia.
Sendo conhecida também como identidade empresarial ou corporate identity esse é um aspecto fundamental para empresas de todos os tamanhos e segmentos, pois é relevante na relação com colaboradores e clientes.
São as características mais essenciais da Empresa e não apenas superficiais, como a aparência. Representa o mesmo conjunto de propostas, ou seja, a visão de mundo da empresa, os valores dela, ações de endomarketing, a postura que adota em diferentes situações etc.
Os elementos que compõem a identidade empresarial são uma mescla desses dois aspectos, os essenciais e os visuais.
Uma vez que a identidade empresarial representa os elementos, essenciais e visuais, que compõem a empresa é fundamental uma definição clara desse guia comportamental para que o cliente, os parceiros e os colaboradores saibam o que esperar da companhia.
Empresas que possuem um discurso, mas na prática agem em um sentido contrário podem perder, definitivamente, a confiança do público.
Por exemplo, se a empresa possui um discurso a favor da preservação ambiental e práticas ecológicas, mas faz parcerias com companhias reconhecidamente poluidoras, o público questionará essa atitude.
A identidade corporativa é, assim, importante para construir uma mensagem sólida que fará com que o público saiba o que esperar da companhia.
As novas tendências de consumo tornaram o relacionamento entre empresa e cliente um aspecto importante para a fidelização e também para o equilíbrio das vendas, já que a base fixa de clientes compõe uma parte importante das finanças das empresas.
Essa nova relação fez com que os consumidores passassem a exigir determinadas posturas das companhias com as quais interagem, sendo a identidade corporativa um fator relevante para direcionar esse relacionamento.
Ao iniciar a elaboração de um guia de identidade corporativa diversos aspectos devem ser considerados.
- Diferenciação: uma proposta eficiente deve se diferenciar das concorrentes e atrair a atenção do público pela exclusividade da atuação;
- Coerência: as contradições entre discurso e prática são um risco que já citamos, sendo assim, a identidade deve preservar as características da empresa e a forma como ela atua;
- Relevância: a relevância da empresa para o público-alvo dela inclui, não apenas criar um conceito de marca, mas ele ser condizente com o que o público busca com a companhia;
- Reputação: a partir de uma elaboração sólida dos três elementos anteriores, a companhia terá mais chances de solidificar uma imagem positiva entre o público-alvo dela. A reputação não surge instantaneamente e deve ser construída ao longo do tempo.
É importante que a identidade leve em consideração as práticas diárias já existentes na empresa, para que evite, entre outros problemas,o descompasso entre proposta e execução.
Entre os fatores subjetivos que devem estar presentes na identidade da empresa, destacam-se:
Como criar uma identidade corporativa?
Como vimos, para criar a identidade empresarial é preciso saber o que ela não é – apenas a identidade visual – e saber quais os valores ela deve conter – diferenciação, coerência, relevância e reputação –, então agora podemos investigar mais detalhadamente como ela deve ser elaborada.
Uma companhia só pode adotar determinado discurso se ele fizer sentido de acordo com a história dela.
Ao identificar – e não criar – as motivações fundamentais da marca, a identidade da empresa será aos poucos construída em harmonia com a mensagem emitida.
A identidade visual é um aspecto fundamental da empresa, pois são os recursos visuais e design que vão representar a mensagem que a companhia quer transmitir.
Entre os elementos que compõem a parte visual, destacam-se:
O logotipo é o símbolo criado ou adotado que representa visualmente os valores da companhia.
Especialistas em design indicam que o logotipo deve ser simples e claro para que a mensagem seja facilmente compreendida pelo receptor.
Esse símbolo pode ser relacionado à escrita da marca ou um desenho, independentemente da escolha, ele deve carregar um significado.
Também indica-se que se crie as variações do logotipo, por exemplo, em fundo branco, em fundo preto, na vertical e na horizontal etc.
A paleta de cores não é apenas a cor do logotipo, por exemplo, mas quais as cores e os tons que serão usados em todos os materiais da empresa, seja gráfico, online ou mesmo na estrutura física do negócio.
É comum que a paleta de cores inclua de 2 a 4 cores primárias e uma paleta secundária entre 8 e 12 cores.
Todos os materiais devem respeitar essas especificidades, pois a variação constante das cores usadas faz com que o público não consiga identificar a identidade visual da marca.
A tipografia consiste nas fontes que serão usadas.
É comum selecionar apenas uma fonte, mas considerar se ela é visualmente clara para ser usada em materiais impressos, digitais, em cores diferentes etc.
Algumas empresas optam ainda por selecionar uma segunda e uma terceira fonte para o caso da primeira não estar disponível.
A identidade de uma empresa deve levar em consideração o público-alvo que ela pretende atingir.
Tanto visualmente, quanto a essência da mensagem que se deseja transmitir são diferentes se o público for de jovens de até 25 anos ou de pessoas entre 45 e 60 anos, por exemplo.
A adequação da identidade ao público-alvo influência na coerência da mensagem e também na construção da reputação.
Linguagem
Outro aspecto essencial quando se cria a identidade corporativa é a linguagem que será adotada, pois ela não será usada apenas em materiais publicitários, mas em toda a comunicação empresarial.
Como no relacionamento com clientes e colaboradores, nas escolhas mercadológicas, etc.
É importante, portanto, que a linguagem seja consistente com a mensagem e também com as características do público.
A mensagem – e o tom – são os elementos finais que constituem a identidade corporativa.
A mensagem está relacionada a visão, missão e valores da empresa.
Esse aspecto será fundamental para direcionar ações em diferentes áreas da companhia.
Por exemplo, a mensagem pode ser mais formal, de acordo com o perfil da empresa, ou prezar pela descontração.
Pronto! Pronto!
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