Marketing Institucional e Terceiro Setor

O Marketing é a ferramenta mais importante para o exercer da comunicação de uma Empresa expondo ideias, comportamentos, produtos, ideais etc.

A comunicação é muito importante em qualquer esfera da vida em sociedade. Por meio dela, transmitimos nossas ideias e alinhamos nossos pensamentos com as pessoas a nossa volta. Isto não é diferente quando tratamos de organizações do terceiro setor. Quando há uma falha de comunicação dentro de uma organização, grandes problemas são gerados, como, por exemplo, complicações na captação de recursos e dificuldades para atrair voluntários. Tendemos a olhar apenas para esses problemas, sem buscar entender o que os originou, ou seja, geralmente olhamos para os sintomas e ignoramos a causa real destas complicações. A principal comunicação a qual organizações do terceiro setor devem se atentar para evitar dificuldades desse tipo é com seus stakeholders: externamente, a sociedade, e internamente, voluntários, colaboradores e diretores.

      Um tipo de comunicação muito utilizado por organizações é a comunicação institucional, a qual visa compartilhar as propriedades da instituição, como seu propósito, sua missão, sua visão e seus valores. Ou seja, objetiva divulgar a entidade como um todo, tornando-se assim uma das bases da estratégia de gestão das organizações do terceiro setor.

   O modo como a comunicação institucional é feita define a identidade, a imagem e a reputação da instituição. A identidade manifesta a realidade da organização e deve ser padronizada, ou seja, todas as suas peças de promoção devem ser consistentes e coerentes. Já a imagem de uma entidade, é ela sob o ponto de vista do público em um determinado momento, sendo assim o reflexo da sua identidade. Por último, a reputação é a imagem da organização construída na visão do público ao longo do tempo. Uma boa reputação transmite transparência e credibilidade e assim, pode ser um facilitador na captação de recursos ou voluntários, por exemplo.

      Uma comunicação bem sucedida, além de gerar impactos na captação de recursos e na gestão do voluntariado, gera impactos em diversas outras áreas, como por exemplo, na gestão de parcerias e na promoção de uma boa imagem organizacional. No caso da captação de recursos, cabe à comunicação identificar quem são as pessoas que se identificam com o propósito da organização e podem ser potenciais investidores de capital.  Por meio da comunicação, estes são informados sobre os resultados,  as metas e as formas como pode contribuir com a entidade, visto que, se a pessoa se sentir familiarizada com a instituição, as chances de ela querer contribuir aumentam bastante. Além de localizar os possíveis investidores, para incentivar a captação de recursos é interessante produzir materiais de divulgação atrativos e de fácil compreensão, que traduzam a identidade da organização.

Além disso, uma boa troca de ideias com potenciais parceiros pode facilitar muito o estabelecimento de novas parcerias. Nesse caso, também cabe a comunicação buscar parceiros que compartilhem os mesmos valores e objetivos com a instituição. Construir relações com empresas privadas é muito interessante para ONGs, sendo uma boa maneira de aumentar a sua visibilidade e atrair recursos financeiros. A parceria também é benéfica para as empresas, que transmitem uma imagem de responsabilidade social e ligação com causas sociais externamente. 

    A busca por novos voluntários também se torna mais efetiva com uma boa comunicação institucional, atraindo pessoas que se identificam com a causa da ONG. Outra função da comunicação institucional é prezar pela imagem da organização, transmitindo seriedade e eficiência para todos os seus stakeholders, e, assim, criar uma boa reputação ao longo do tempo. Para assegurar a boa imagem de uma entidade é necessário um bom relacionamento com a mídia. Por meio dela a organização se promove, se faz conhecer e estabelece um relacionamento periódico com o público.

       A comunicação institucional, portanto, tem um impacto direto em áreas administrativas das organizações. Indo mais a fundo, para assegurar-se de uma comunicação institucional eficaz, é interessante realizar um plano de comunicação institucional, alinhado com o planejamento estratégico da organização, que direcionará os gastos com comunicação e ajudará a atingir o público-alvo com mais precisão.

      Depois de elaborado o Plano, deve-se pensar em campanhas específicas. Por fim, as mídias digitais representam uma ferramenta de grande potencial para divulgar a organização de forma gratuita e eficiente. Site, blogs e redes sociais como, Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin representam meios muito úteis de divulgação.

___________________________________________________________

Dicas de marketing para o terceiro setor


Descubra como o marketing digital pode ajudar a terem bons resultados.
Algumas empresas, sobretudo de pequeno e médio porte, ainda enfrentam muita resistência para investir em marketing.
Em partes devido a imagem do marketing e publicidade estar vinculada a padrões pré estabelecidos, poluição do meio ambiente ou ainda por contribuir com padrões consumistas.
Por outro lado, vale destacar que o marketing é uma  publicidade são poderosas ferramenta de persuasão. E por que não usá-las para o bem estar social?
Muitas  empresas já descobriram como investir em marketing pode torna-las referência no segmento, são exemplos:
Mas quais são as práticas mais recomendadas para empresas de terceiro setor em marketing?

Uma boa escolha para quem quer atingir públicos inimagináveis gastando pouco ou nenhum dinheiro é certamente investir em marketing digital.
Quem não se lembra do desafio do Balde de Gelo? Com poucos recursos a ONG  ALS Association, com apenas um vídeo promoveu uma ação de âmbito mundial.
E milhões de pessoas que nunca ouviram falar da doença esclerose lateral amiotrófica, já estavam apoiando a causa.

E dentro de marketing digital, quais ferramentas são indicadas?


Antes de pensar nas ferramentas, pense que antes de tudo você precisa passar confiança. Para isso precisa investir sobretudo em relacionamento com seu público e em sua imagem institucional.

Invista em sua imagem institucional


  • Tenha uma identidade visual que transpareça seus valores.
  • Para isso é fundamental investir em um site institucional.
  • Destaque seus parceiros em sua página da web.
  • Organize suas ações feitas de forma segmentada em seu site.

Esteja ativo nas redes sociais.


  • Use as redes sociais para destacar seus projetos: compartilhe suas ações, faça com que as outras pessoas também se apaixonem pela sua causa.
  • Gere relacionamento: curta as páginas de empresas parceiras, marque o perfil destas empresas em seus projetos.
  • Tenha uma identidade visual para os posts, contribuirá com a lembrança de sua marca.

Produza conteúdos de qualidade.



Crie conteúdos para informar, divertir, conscientizar seu público, as pessoas não gostam de propaganda, gostam de informação.

Quando você agrega conteúdo as pessoas, conquista mais credibilidade e se torna autoridade no assunto.

Você pode ainda utilizar estes conteúdos para atrair novos cadastros (leads qualificados) para sua base usando iscas digitais: “deixe seu contato e receba um material exclusivo”.


Com estas práticas simples você pode com um investimento muito baixo, alcançar muitas pessoas propensas a conhecer e participar de seu trabalho.

Use o marketing digital para mostrar para as pessoas como elas podem promover o bem ou apoiar causas transformadoras.

Nenhum comentário: