Gestão de Pessoas - Desenvolvimento no Cargo Atual

Introdução

Diversos são os modelos de estrutura e seguimentos para o desenvolvimento de pessoas em um determinado cargo, no entanto, todos eles se baseiam em treinamento. Vsmod observar alguns modelos e suas respectivas estruturas.

Rotação de cargos* Movimentação de pessoas em várias posições na organização visando expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades.

* Pode ser vertical (promoção provisória para posição mais complexa) ou horizontal (transferência lateral de curto prazo para absorção de conhecimentos e experiências da mesma complexidade.


Vantagens


· Ampliar as exposições da pessoa às operações da organização e transformar especialistas em generalistas.
· permitir aumento das experiências individuais e estimular desenvolvimento de novas ideias.
· proporcionar oportunidade de avaliação do desempenho mais ampla e confiável do funcionário






Posições de assessoria e aprendizagem prática



Oportunizar pessoa com elevado potencial a trabalhar provisoriamente sob supervisão de gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização (assistente de staff ou em equipes de assessoria direta). 


Técnica de treinamento: treinando se dedica a trabalho em tempo integral para analisar e resolver problemas em projetos ou outros departamentos. Aplicada em conjunto com outras técnicas, trabalhos conjuntos requerem cooperação. 

Aprendizagem Prática


É uma técnica de treinamento através do qual o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em certos projetos ou em outros departamentos. Em geral, é aplicada a um conjunto em conjunto com outras técnicas.


Atribuição de Comissões


Significa uma oportunidade para a pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de decisões. Aprender pela observação das outros e pesquisar problemas específicos da organização. Geralmente estas comissões são de natureza temporária.


Participação em Cursos e Seminários Externo


É uma forma tradicional de desenvolvimento através de cursos formais de leitura e seminários. Oferece a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades conceituais e analíticas. Pode ser feita através de cursos ou seminários in-house (in company), com ajuda de consultores, fornecedores etc. Modernamente, as organizações estão utilizando a tecnologia da informação para proporcionar a aprendizagem a distancia.


Exercícios de simulação


A simulação extrapolou a seleção de pessoal e tornou-se também uma técnica de treinamento e desenvolvimento. Os exercícios de simulação incluem estudo de casos, jogos de empresa, simulação de papeis (role playing) etc. Nas análises de estudos de casos, utiliza-se a experiência de outras organizações para que a pessoa descreva e diagnostique os problemas reais, analise as causas, desenvolva soluções alternativas, selecione aquela que julgue mais adequada e a implante.
Os estudo de casos proporciona discussões estimulantes entre os participantes, bem como excelentes oportunidades para que a pessoa defenda as sua habilidades analíticas e julgamentais.
Os jogos de empresas e os exercícios de dramatização colocam a pessoa no papel do ator ou participando de problemas gerenciais.
Os exercícios de simulação apresentam a vantagem de criar um ambiente similar em relação as situações reais em que a pessoa trabalha sem o alto custo envolvido em ações reais indesejáveis . Contudo é difícil simular todas as situações reais da vida cotidiana.


Jogos de empresas

Também denominados mangement games ou business games, são técnicas de desenvolvimento nas quais equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reais ou simuladas de empresas. 


Centros de desenvolvimentos internos

Ou in-house developoment centers, são métodos baseados em centros localizados na empresa para expor os gerentes e as pessoas a exercícios realísticos para desenvolver e melhorar habilidades pessoais. É o caso das universidades corporativas.


Coaching


O gerente pode integrar vários papéis como líder renovador, preparador, orientador e impulsionador para se transformar em um coach. O coaching significa o conjunto de todas as facetas.

fonte:orris, tudoemrh, rhemfoco


Nenhum comentário: