Empenho são ferramentas e procedimentos para determinar um Desempenho possível, e, mesmo assim, pode ser Desempenho avaliado como bom ou não...
Notamos então que o Empenho não tem medidas e o Desempenho SIM. No entanto, o que é Empenho e Desempenho? Bom, vamos ver...
Muitos profissionais satisfeitos com sua própria performance entregam apenas empenho, mas esse equívoco justifica-se. É muito fácil deixar-se enganar com a sensação de dever cumprido simplesmente pela quantidade de horas ou energia empregada em algo.
Assim, é importante que algo fique claro: Empenho é o meio e não o fim. Na definição do dicionário, empenho é “fazer algo com dedicação, muita concentração, interesse, influências que se movem em favor de algo”. Outra que também traz luz a esse impasse é “promessa, compromisso”.
Assim, perceba que ainda não há concretude alguma e sim uma intenção. Já para o desempenho, o significado mais simples e objetivo que o livro das definições nos traz é simplesmente “cumprir”. Perceba então que o empenho por si só não cumpre o que o desempenho concretiza.
Realizar um treinamento só será efetivo quando este tornar-se conhecimento empregado e transmutado em resultados, do contrário, foram apenas horas em sala de aula. (Se identificou ?!? ) - Só o esforço em si não gera recompensa!
Qual o objetivo do vestibulando em dedicar-se o ano todo aos livros, perder finais de semana e noites de sono (empenho) se o seu nome não constar na lista dos aprovados da faculdade escolhida (desempenho)?
Sempre revisite a situação e avalie: O empenho empregado já virou desempenho? Se negativo, o trabalho não chegou ao fim.
Dentro desse conceito, motivação e empenho têm significados semelhantes, assim como desempenho e resultado.
Pronto! Pronto!
fonte: administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário