Certamente que o desenvolvimento de pessoal fora de projetos específicos da Empresa é mais simples e no entanto, mais duro e direto, e, aqui, vamos entender como amenizar e integrar o pessoal como parte da Empresa e não pessoal de apoio.
Vamos entender os dois método de desenvolvimentos de pessoa fora do cargo: a tutoria e o aconselhamento.
Tutoria ou mentoring
É a assistência que executivos da cúpula oferecem as pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados dentro da organização. A progressão na carreira requer que as pessoas sejam favorecidas por pessoas com posições dominantes na organização e que definem os objetivos corporativos, prioridade e padrões.
Dá-se o nome de tutoria, quando um executivo exerce um papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua carreira. Assim como técnico de esportes observa , analisa e tenta melhorar o desempenho dos atletas.
Aconselhamento de funcionários
O gerente proporciona aconselhamento no sentido de assessorar as pessoas no desempenho de suas atividades. O aconselhamento se aproxima da abordagem da tutoria, mas difere em uma aspecto: ocorre quando surge algum problema de desempenho e o foco da discussão é relacionado com o processo da disciplina. Quando o colaborador apresenta um comportamento inconsistente com o ambiente de trabalho (ausências, atrasos, irritação, insubordinação) ou é incapaz de desempenhar o cargo satisfatoriamente.
Note que ambos tendem a observar a vida funcional e orientá-la para melhor desempenho, no entanto quanto aos deslizes temos o aconselhamento e a continuidade do aprimoramento do perfil desejado temos a tutoria.
Pronto! Pronto!
fonte: prof Orris
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